Castro Verde, Sociedade

Entradas celebra tradições do Entrudo a partir deste fim-de-semana em Castro Verde

image001 (1)É já esta sexta-feira que arranca em Entradas mais uma edição do Entrudanças. O festival de inverno que celebra as tradições do Entrudo através de uma programação diversificada e que, ao longo de três dias, proporciona aos visitantes e habitantes locais, atividades variadas como bailes, concertos, oficinas de dança, oficinas de instrumentos, atividades para famílias e crianças, ambiente e animação de rua.

“Gerações” é o tema desta edição. Gerações que, de mãos dadas, dançam, em movimentos de roda. Que se encontram e se conhecem. Que juntas recriam a tradição e a transformam, misturando-a com o novo, com o contemporâneo.

O Festival arranca na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 18h00, no Museu da Ruralidade, com a atuação do grupo coral “As Ceifeiras”, de Entradas, e do Coral Infantil “Os Carapinhas”, de Castro Verde. Para a abertura está ainda reservado o concerto “Bailado Rural”- Banda Sonora para o Museu da Ruralidade c/ Rui Santana e Filipe Pilar.

No sábado, dia 14 de fevereiro, merece destaque a apresentação do projeto-escolas “Desfile Circo das Gerações” desenvolvido por Lucyano Lopes com a turma do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, Associação ART, Banda da Sociedade Recreativa 1º Janeiro e As Camponesas de Castro Verde. O projeto explora este ano as artes circenses como forma de expressão individual e comunicação com o outro e pode ser ver visto a partir das 14h30, nas ruas de Entradas.

A envolvência da comunidade local e das várias associações culturais faz do festival um espaço que, para além de promover o convívio, fomenta o contacto com as tradições da região, seja através do cante alentejano, dos costumes ou a gastronomia local, mas também no desenvolver de um trabalho artístico-comunitário com a população local, que reforça o seu sentimento de pertença ao projeto.

O festival é organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, Associação Pedexumbo e Junta de Freguesia de Entradas e tem site próprio através do qual pode aceder a todas as novidades em primeira mão!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *