Celorico de Basto, Economia

Facilitar a exportação é objetivo da autarquia de Celorico de Basto

_DSC6455O Município de Celorico de Basto, a Qualidade de Basto E.M e a União de Exportadores da CPLP assinaram um protocolo, no dia 6 de fevereiro, por forma a criar condições que beneficiem os empresários que pretendam exportar os seus produtos para os países que integram a CPLP, Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, recebeu os membros da União de Exportadores da CPLP, nos Paços do Concelho, e salientou a importância da união com os países de língua portuguesa para dar um incremento diferente às exportações locais. “Criar condições para que os empresários se sintam seguros e capazes de exportar é um objetivo ao qual nos associamos. Temos a perfeita noção das dificuldades que muitos empresários se vêm obrigados quando pretendem exportar os seus produtos. As burocracias associadas, que inibem em vez de facilitar, são, muitas vezes, o motivo que desmotiva à exportação. Com este protocolo, serão criados serviços facilitadores para a exportação com os países da CPLP o que permitirá, por certo, um incremento da exportação e por consequência, a evolução das empresas”, referiu o presidente da autarquia.

Para facilitar todo o processo será colocado um balcão de atendimento na Qualidade de Basto, E.M, que apoiará os empresários nas questões inerente à exportação.

De facto, com este protocolo, todos os associados à união de Exportadores da CPLP verão acrescentado valor às suas atividades e estimulo à exportação, com foco na divulgação e implementação de sistemas de incentivo em todos os países membros e observadores da CPLP. Genericamente os associados terão acesso à plataforma B2B onde quem quer exportar mostra os seus produtos/serviços/regiões e quem quer importar encontra o que pretende, terão acesso a feiras, salões e missões empresariais em todos os países membros e observadores da CPLP, serão organizadas ações de networking one 2 one, consultoria empresarial direcionada para a exportação, formação em hard Skills para exportação, Business Intelligence, consultoria em Comunicação e Marketing, consultoria e apoio na elaboração e apresentação de projetos e análise de mercados e oportunidades.

Recordar que no âmbito deste protocolo a comitiva participou numa visita por algumas empresas a laborar em Celorico de Basto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *