Cultura, Reguengos de Monsaraz

“Os Caminhos da Fé” em fotografias na vila medieval de Monsaraz

fotoA exposição coletiva “Os Caminhos da Fé”, da Associação de Fotógrafos Um Quarto Escuro, vai estar patente entre os dias 7 de março e 26 de abril na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e poderá ser apreciada diariamente entre as 9h e as 13h e das 14h às 17h.

“Os Caminhos da Fé” é um projeto realizado por Agostinho Gomes, Carlos Afonso, Fernando Soares, Juan Castellano e Manuel Rosa, que pertencem à Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António – Um Quarto Escuro. A ideia surgiu de um grupo de amigos que partilha a paixão pela arte de fotografar e revelar fotografias.

A mostra apresenta imagens de várias viagens de cariz religioso que os fotógrafos efetuaram e registaram. “Os Caminhos da Fé” integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e vai mostrar cerca de 30 fotografias tiradas em Israel, Espanha, França e Portugal.

O projeto nasceu em 2005 com uma viagem a Israel do fotógrafo e presidente da associação, Carlos Afonso, que foi acompanhar peregrinos portugueses à Terra Santa. Dois anos mais tarde, influenciados pela visita do colega a Israel, os fotógrafos aproveitaram a inauguração da nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, para iniciarem o primeiro trabalho coletivo que resultaria na exposição “Os Caminhos da Fé”.

Em 2008, a Associação Um Quarto Escuro deu seguimento ao projeto, registando a chegada dos peregrinos e os seus testemunhos ao terminarem “El Camino” junto à fachada de Obradoiro ou no cabo Finisterra, e se deixaram fotografar tentando esconder as lágrimas da conquista dos trilhos até Santiago de Compostela. Outra das etapas do trabalho decorreu no ano seguinte, em que os fotógrafos destacam como ponto alto a imagem do Santuário de Lourdes coberto de neve e as muitas histórias de fé. A viagem que fecha o projeto registou a emoção que se vive durante a Semana Santa de Ayamonte, em Espanha.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *