Cultura, Mação

Exposição “Passagens e Memórias” de Homenagem a Cipriano Dourado em Mação

image004 (3)Mação vai receber, entre 8 de Fevereiro e 6 de Abril a Exposição “Passagens e Memórias” de Homenagem a Cipriano Dourado.

A inauguração da Exposição terá lugar no dia 8 de Abril, às 16h00, na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira.  Organizada pela Câmara Municipal de Mação a Exposição conta com importantes parcerias com a Fundação Calouste Gulbenkian – Centro de Arte Moderna; Museu do Neo-realismo de Vila Franca de Xira e Culturgest – Caixa Geral de Depósitos.

Cipriano Dourado (Penhascoso, Mação, 8 de Fevereiro de 1921 — Lisboa, 17 de Janeiro de 1981) foi um artista plástico neo-realista português que desenvolveu a sua actividade nas áreas da gravura, desenho, pintura e aguarela.

Nasceu em Penhascoso, concelho de Mação,  pois os seus pais, então residentes em Lisboa, quiseram que os seus filhos nascessem na sua terra natal. Os temas mais frequentes na sua obra são, exactamente, a mulher e a terra.

Cipriano Dourado foi um dos pioneiros da Gravura Portuguesa Contemporânea. Iniciou a sua actividade profissional como desenhador-litógrafo.

Frequentou um curso nocturno na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa. Em 1949 fez um estágio na Academia Livre Grande Chaumière (Paris). Leccionou na Escola de Artes Decorativas António Arroio.

Teve intensa actividade como gravador. Foi um dos pioneiros da gravura portuguesa contemporânea e membro fundador da Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses (1956).

Cipriano Dourado encontra-se, designadamente, representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.

A 15 de Abril de 2001 foi inaugurado, em Penhascoso, o Largo Cipriano Dourado em Homenagem a um dos mais ilustres naturais da terra. Nessa altura teve também lugar uma Exposição de Homenagem ao artista em Mação que volta, agora, a receber, relembrar e Homenagear Cipriano Dourado. Imperdível!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *