Cultura, Évora

Exposição e Música no Palácio de D. Manuel em Évora

Exposição_Estação Imagem©Mario_Cruz_01A Câmara Municipal de Évora promove no próximo dia 31 de janeiro o primeiro conjunto de iniciativas culturais no âmbito das comemorações dos 500 anos do Palácio de D. Manuel.

A primeira atividade inicia-se às 15:00, na Sala dos Leões dos Paços do Concelho, com a conferência “D. Luís Mendes de Vasconcellos: um homem e o seu tempo”, proferida pelo Prof. Doutor Arquitecto Mário Alves Chaves. Luís Mendes de Vasconcelos nasceu em Évora (1542/43 – 1623), em 1622 foi eleito 55º. Grão-Mestre da Ordem de Malta e pertenceu à importante família eborense “Mendes de Vasconcelos”, Senhores do Morgado do Esporão, da qual ainda existem em Évora testemunhos arquitectónicos e artísticos dos séculos XV e XVI, com destaque para a Capela do Esporão na Sé de Évora. Esta conferência conta com o apoio da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta.

Às 16:30, o Coral Évora conduzido pelo Maestro Octávio Martins, atuará no Palácio de D. Manuel, por ocasião do 36º aniversário do coro, espetáculo que contará com a participação especial do Educ(ant)are – Coro do Ministério da Educação e Ciência, conduzido pelo Maestro Victor Roque Amaro.

Às 17:00 terá lugar a sessão de inauguração da exposição de fotografia do V Prémio Fotojornalismo Estação Imagem | Mora, onde serão apresentados os trabalhos vencedores deste concurso dirigido ao trabalho de fotojornalismo. “Cegueira Recente”, do fotojornalista da Lusa Mário Cruz, foi o vencedor do último concurso, trabalho que aborda a vida no Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos. A Estação Imagem | Mora é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 2007, com o objetivo de estudar e divulgar os vários aspetos da imagem, sobretudo da fotografia, e que entre outras realizações promove este prémio de fotojornalismo há cinco anos. Aberto a participantes portugueses, dos PALOP, da Galiza ou nesses territórios residentes, o Prémio Fotojornalismo Estação Imagem |Mora é único em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *