Celorico de Basto, Sociedade

Em Celorico de Basto “prevenção de acidentes com tratores” foi tema de ação de sensibilização

_DSC5877Decorreu, no dia 26 de janeiro, na Casa do Agricultor, em Celorico de Basto, uma ação de sensibilização subordinada ao tema “prevenção de acidentes com tratores”. A ação foi orientada por agentes da Secção de Programas Especiais da GNR do Departamento de Guimarães e organizada pelo CLDS+, Celorico+Social, um programa promovido pela Câmara Municipal de Celorico de Basto, em colaboração com a Casa do Agricultor.

Foi objetivo esclarecer os condutores de tratores para os cuidados a ter quando os utilizam sobretudo, tendo em conta o declive da maioria dos terrenos da região.

Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, salientou, no término da ação, a necessidade de colocar em prática os conselhos deixados pelos agentes da autoridade na ótica de se salvaguardarem de acidentes. “A utilização destas alfaias agrícolas deve ser feita dentro das regras e com a devida segurança. Respeitar o perigo que pode advir de uma condução descuidada ou de confiança excessiva pode ser fulcral para se resguardarem face a possíveis acidentes. Esta ação será por certo uma de muitas a levar a cabo pelo CLDS+, Celorico+Social em parceria com os agentes da autoridade”, disse.

A ação contou com a sala cheia de interessados, sobretudo agricultores, em saber um pouco mais sobre a prevenção a ter para evitar acidentes de trator. Sendo Celorico de Basto um concelho onde predomina a agricultura de sustentabilidade e terrenos com declives acentuados a ação ganhou maior enfoque. César Queirós, agricultor, mostrou-se particularmente interessado, “às vezes, com a pressa vamos um pouco mais rápido e esquecemo-nos da instabilidade deste veículo sobretudo, por causa da inclinação dos terrenos que cultivamos. Os senhores agentes têm razão, é preciso ter muito cuidado quando conduzimos tratores sobretudo, para não colocarmos a nossa vida e a dos outros em risco”, disse.

“O CLDS+, Celorico+Social está a atuar no sentido de sensibilizar a população para as diferentes temáticas, com esta ação pretendemos elucidar os condutores de tratores para uma condução segura. As imagens apresentadas pelos senhores agentes são bem elucidativas e mostram o risco inerente a uma condução descuidada”, salientou Elisabete Coelho, Técnica do CLDS+, Celorico+Social.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *