Cultura, Sardoal

Obras de Nadir Afonso em exposição no Centro Cultural de Sardoal

cartaz_nadir.inddA galeria do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, acolhe, entre 7 de fevereiro e 26 de abril, uma exposição de 24 obras da autoria do reconhecido artista Nadir Afonso.

A inauguração da mostra que integra 24 trabalhos (15 telas e 9 guaches) terá lugar no sábado, 7 de fevereiro, pelas 17 horas, e contará com a presença de Laura Afonso, esposa do falecido artista e Presidente da Fundação Nadir Afonso.

O Município de Sardoal congratula-se por receber tão relevante exposição no Centro Cultural Gil Vivente, tendo em conta o conhecido valor e interesse das obras que integram a Coleção de Arte desta prestigiada Fundação.

Nadir Afonso Rodrigues é um dos mais conceituados e talentosos pintores mundiais da sua geração. Nascido em Chaves, em 1920, formou-se em arquitetura, atividade que abandonou em 1965, para se dedicar exclusivamente à criação da sua obra plástica. Foi um dos pioneiros da arte cinética, sendo autor de uma teoria estética e tendo publicado vários livros, nos quais defende que a arte é puramente objetiva e regida por leis de natureza matemática, que tratam a arte não como um ato de imaginação, mas de observação, perceção e manipulação da forma. Nadir Afonso alcançou reconhecimento internacional e está representado em vários museus.

A sede da Fundação Nadir Afonso, em Chaves, é um projeto do arquiteto Siza Vieira, orçado em cerca de nove milhões de euros, tendo sido inaugurada em julho de 2014.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *