Cultura, Torres Vedras

Galeria Municipal de Torres Vedras acolhe inauguração de exposições de artes visuais

Luz e PóA Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras vai acolher no próximo dia 31 de janeiro a inauguração de duas exposições.

“Luz e pó”, uma exposição de desenho, constituída por 50 pinturas a pastel de óleo de João Paulo Queiroz, será uma dessas mostras, a qual será inaugurada pelas 16h, e estará patente até 11 de abril. Feitas no terreno, perante a natureza, essas pinturas são testemunho de um trabalho persistente em torno da paisagem. Professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, João Paulo Queiroz concilia as suas atividades académicas com o trabalho criativo. O seu processo de trabalho assenta no confronto direto do olhar perante o natural, dele resultando testemunhos, ora feitos de luz, ora do pó em que tudo se desvanece…

Pelas 16h30 daquele dia será inaugurada, também na Paços, “Spectrum”, uma exposição de fotografia e vídeo de João Paulo Barrinha que estará patente até 4 de abril.

Luz e sombra são as palavras-chave desta exposição. Funcionam como metáforas para os conceitos de presença e ausência, princípio e fim, nascimento e morte. Mediante diferentes processos fotográficos e videográficos, João Paulo Barrinha apresenta um conjunto de obras distintas mas que comungam de um eixo auto referencial. A presença do corpo, constante nas imagens desta exposição, assume uma forma espectral, pouco nítida nos seus contornos, no seu princípio e no seu fim. Este corpo é o elemento denunciador da passagem do tempo, não pela sua forma visível, pela sua pele, mas sim pela sua projeção, quer seja em forma de sombra ou de luz.

João Paulo Barrinha vive e trabalha em Torres Vedras, desenvolvendo vários projetos artísticos ligados principalmente à fotografia e ao vídeo bem como projetos de formação em diversas técnicas de fotografia.

De referir que a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, situada na Praça do Município desta cidade, está aberta de 2.ª feira a sábado entre as 9h30 e as 19h, podendo ser contactada pelo n.º de telefone: 261334042.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *