Celorico de Basto, Cultura, Sociedade

Uma tarde de tradições em Celorico de Basto com o XV Concurso de Cantares “Vamos Cantar as Janeiras”

_DSC5838Decorreu no dia 25 de janeiras, o XV Concurso de Cantares “Vamos Cantar as Janeiras” uma iniciativa que se mantém nos moldes dos anos transatos e como habitualmente arrastou a população local ao pavilhão gimnodesportivo da EB2,3/S de Celorico de Basto.

“A tradição das janeiras mantém-se inalterada em Celorico de Basto graças ao empenho das pessoas, das instituições e entidades que valorizam e procuram aprimorar cada vez mais a sua participação nestas iniciativas. Valorizar as tradições, usos e costumes é enaltecer o património imaterial que nos identifica. E assim mantemos a tradição de todos os anos, de nos alegrarmos e estarmos juntos no sentido de valorizar quem durante o mês de janeiro corre o concelho e mantém viva a tradição das Janeiras,” referiu o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, presente na atividade.

A primeira iniciativa cultural de destaque da autarquia de Celorico de Basto no ano de 2015 contou com a participação de 13 grupos que, com belas melodias e trajados à época, dificultaram a tarefa do júri na atribuição dos prémios.

Pelo palco passaram, de acordo com a ordem de atuação, o Clube de Artes da Escola Básica da Gandarela com a música “Vamos Cantar as Janeiras”, os Amigos de Arnoia com “Recordar os Tempos e Viver as Janeiras”, os Amigos do Improviso com a letra “o Violão Afinado”, o Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional de Fermil com a letra “Cantai ó Pastores”, A ACR de Ourilhe que cantaram “Mandai-nos abrir a porta”, os Catavento ACR de Gémeos com a letra “Anda lá, venha daí os reis”, o Grupo de Cavaquinhos de Arnoia que interpretaram a música “Vamos Cantar as Janeiras”, o grupo Diabo S. Bartolomeu do Rego com a letra “É de porta em Porta”, Os amigos de Caçarilhe que cantaram a música “ Ó gente da minha terra”, a Freguesia de Carvalho e Basto Sta. Tecla com a letra “Cantamos a Virgem Maria”, os Amigos da Tradição que cantaram a música “Abri Portas e Janelas”, o Centro Cultural Folclórico de Gandarela de Basto com a música “Os três Reis Magos” e por fim o Grupo Cultural Recreativo Núcleo Infantil de Gandarela com a música “Salvé Jesus”. Durante o intervalo, o XV Concurso de Cantares “Vamos Cantar as Janeiras” contou com uma animação teatral a cargo do Grupo de Teatro Celoricense que encenou “os Reis dos 5 Continentes”.

Terminada a contagem dos pontos, os prémios foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, pelo presidente da Assembleia Municipal, António Marinho Gomes e pelo vereador da Cultura, Fernando Peixoto. Destaque para a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe que venceu o concurso com a música “Mandai-nos abrir a porta”.

Todos os grupos procuraram arrecadar o primeiro lugar mas fica sempre salientado que o mais importante neste concurso é participar na ótica de manter a tradição inalterável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *