Cultura, Santa Maria da Feira

Recorde de candidaturas ao Mais Imaginarius em Santa Maria da Feira

Mais Imaginarius14_The StringsNo ano em que o Mais Imaginarius passa a integrar a programação oficial do festival Imaginarius, as candidaturas rececionadas atingem um número sem precedentes – 159 propostas de 22 países – o que representa um aumento de 76% face ao ano anterior. O júri vai agora selecionar 20 projetos que terão uma participação efetiva no maior festival de Artes de Rua realizado em Portugal.

Para além do recorde de candidaturas a este espaço de experimentação, destaca-se ainda o número de países representados (22), muitos deles fora do continente europeu: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, Uruguai, Argentina, México, Chile, Colômbia, Portugal, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Bélgica, Irlanda, República Checa, Bulgária, Hungria, Roménia, França e Áustria.

Nesta edição, o Mais Imaginarius reformula o seu conceito, revendo o modelo de seleção de propostas e incluindo a atribuição de um prémio monetário aos três melhores projetos artísticos apresentados, através da votação de um júri composto por um conjunto especialistas de escolas artísticas nacionais (ESMAE e DECA – Universidade de Aveiro) e diretores de festivais de rua internacionais (GDIF, Reino Unido; Spoffin, Holanda; e FiraTàrrega, Espanha).

Para o vereador da Cultura, Gil Ferreira, “a estratégia de desafiar as companhias nacionais e internacionais a trazerem as suas criações originais ao Imaginarius, submetendo-as à avaliação de um júri internacional de mérito reconhecido e premiando as melhores, justifica esta adesão significativa ao Mais Imaginarius”. “Desta forma, privilegiamos os novos valores da criação artística contemporânea para rua e premiamos a criatividade de projetos pensados para o nosso Festival”, considera Gil Ferreira.

A 15ª edição do Imaginarius vai realizar-se nos dias 22 e 23 de maio de 2015, no centro histórico de Santa Maria da Feira.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *