Lousã, Sociedade, Tecnologia

Lançamento do Áudio-guia de Lousã

NT8A32342Teve lugar, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, o lançamento do áudio-guia da Lousã, desenvolvido pela Rede de Castelos e Muralhas Medievais do Mondego em parceria com a Câmara Municipal da Lousã. 

O áudio-guia é uma ferramenta de visitação disponível em cinco idiomas que propõe uma visita lúdica aos monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, recorrendo a conteúdos de história, geologia, biologia e do domínio do património imaterial.

Estes equipamentos diferenciam-se pela disponibilização de conteúdos interativos, pelo locutor que lhe dá voz em português e pela acessibilidade para invisuais, através de uma parceria estabelecida com a ACAPO.

A criação da Rede de Castelos e Muralhas Medievais do Mondego traduz uma aposta no desenvolvimento regional alicerçado na potencialidade diferenciadora que constitui, não apenas o conjunto de diversos elementos de arquitetura militar per si, mas sobretudo o elemento único constituído pelos vários castelos e muralhas: a linha defensiva do Mondego. Na época da Reconquista esta linha teve como função a guarda avançada de Coimbra, restando hoje desse elemento estratégico a Torre de Almedina, a Torre de Anto, os Castelos de Montemor-o-Velho, de Soure, de Penela, de Germanelo, da Lousã e a Torre Sineira em Miranda do Corvo. Associam-se a estes elementos o próprio Castelo de Pombal e o forte de Buarcos, na Figueira da Foz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *