Mangualde, Saúde, Sociedade

Crianças mangualdenses sensibilizadas para o consumo regular de fruta e legumes

P1100718O Auditório do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas de Mangualde acolheu no dia 21 janeiro, uma ação de sensibilização para os benefícios do consumo de fruta e legumes na saúde. A iniciativa, destinada aos cerca de 70 alunos do 1.º e 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, contou ainda com a presença de alguns encarregados de Educação. Esta ação resultou da parceria do Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Mangualde, da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Mangualde e da Coordenação de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

No evento foi apresentado, no âmbito  do Regime de Fruta Escolar, o Projeto “Fruta e Saúde” para o ano letivo 2014/2015, pelo Gabinete de Educação da autarquia e o  Projeto “Lancheira Saudável”, no âmbito da Saúde Escolar, pela Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Mangualde. As medidas de acompanhamento consistiram na realização de atividades lúdicas, sensibilizando desta forma as crianças  para os benefícios do consumo de hortofrutícolas na sua saúde.

É de salientar que o regime de Fruta Escolar tem 3 objetivos: Saúde Pública, Educação e Agricultura. Assim, pretende melhorar a qualidade nutricional da oferta alimentar em meio escolar contribuindo para reduzir o risco de doenças crónicas associadas à obesidade, reforçar a aquisição de competências nas áreas da educação alimentar e da Saúde em contexto escolar e aproximar as crianças do mundo rural e dar a conhecer a proveniência dos alimentos, com vista à criação e manutenção de hábitos de consumo de hortofrutícolas.

As próximas ações estão agendadas para os dias 10 de março e 14 e 21 de abril e abrangerão os restantes cerca de 583 alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *