Sociedade, Trofa

Trofa (re)planta Bosque de S. Gonçalo e convida peregrinos a participar

Este ano, a Câmara Municipal da Trofa, associa-se a uma das romarias mais dinâmicas do Concelho – o S. Gonçalo – e no dia 24 de janeiro (manhã) vai plantar o “Bosque de S. Gonçalo”, no Monte de Paradela, uma das áreas por onde passam os romeiros como forma de manter a tradição das peregrinações. Estão assim, a ser preparados os terrenos e no dia 24 tudo estará a postos para que romeiros e outros plantadores possam instalar no Monte de Paradela (por onde também passa o Caminho de Santiago) cerca de 600 exemplares de espécies autóctones, nomeadamente carvalhos, medronheiros, azevinhos, azereiros, entre outras.

Será uma forma simbólica de enraizar mais uma tradição já com mais de 100 anos e investir no futuro desta área inserida na Reserva Ecológica Nacional e na Rede de Sítios Metropolitanos.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal da Trofa e o CRE.Porto em colaboração com a Associação de Silvicultores do Vale do Ave, a Associação Moradores Aldeia Paradela e a AMO Portugal – Trofa. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *