Ansião, Sociedade, Turismo

Feira dos Pinhões 2015 em Ansião

DSC_0071A Feira dos Pinhões acontece no coração da vila de Ansião já este fim de semana, 24 e 25 de Janeiro, com os objectivos principais de promover os produtos e competências regionais, preservando e enriquecendo ao mesmo tempo a tradição desta Feira secular. Em torno da Praça do Município, 45 produtores e artesãos locais (Número limitado pela organização) vão mostrar produtos endógenos e peças de artesanato, acompanhados desde as 8h00 de Sábado por um grupo de gaiteiros. À tarde é a vez do folclore local subir ao palco, pelo que a partir das 15h30 actuam o Rancho Folclórico de Pousaflores, seguido pelo Rancho Infantil da Lagoa Parada. Às 21h30 Pedro Tochas apresenta no Centro Cultural de Ansião o seu espectáculo “Um Tempo”. Esgotado há vários dias, este momento marca o regresso de Pedro Tochas ao seu concelho natal. Porque…“a nossa vida não é mais do que UM TEMPO de existência neste mundo. UM TEMPO cheio de pequenas aventuras, acidentes, trapalhadas, conquistas, fracassos, amores e ódios. Junta-te a Pedro Tochas e partilha a sua visão deste mundo maluco e ao mesmo tempo deslumbrante, porque não há nada melhor do que passar UM TEMPO a rir de nós próprios e do que nos rodeia. Este espectáculo é uma boa oportunidade para rir e esquecer os momentos menos bons da vida…pelo menos durante UM TEMPO!”

A Feira dos Pinhões continua no Domingo, dia 25 de Janeiro e, pelo segundo ano consecutivo, Ansião vai chegar aos quatro cantos do mundo, através do programa “Somos Portugal”, da TVI, a transmitir da Praça do Município durante a tarde de domingo.

A Feira dos Pinhões remonta ao Século XVII, quando era uma feira franca realizada anualmente a 24 de janeiro na aldeia de Constantina, perto de Ansião, onde era vendido este fruto trazido dos pinhais da região. Mais tarde a Feira passou a realizar-se na vila de Ansião, perto da Praça do Município. Mais recentemente, a data foi alterada para o último sábado de Janeiro, excepto se o dia 24 fosse ao Sábado…como acontece em 2015. Durante alguns anos realizada no espaço do Mercado Municipal, a Feira dos Pinhões regressou em 2012 à Praça do Município e, desde então, tem recuperado muita da sua importância. Conta-se por isso com largos milhares de visitantes a Ansião, num fim de semana de festa, tradição e autenticidade.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *