Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso sensibiliza jovens para “Bullying e cyberbullying”

Sessao sobre BullyingA Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso iniciou no dia 13 de janeiro um conjunto de ações de sensibilização sobre “Bullying e cyberbullying”. Estas primeiras sessões decorreram também nos dias 14, 15, 16 e 21 de janeiro, na EBI do Ave, em Taíde, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.

Em 2010, quando o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género foi criado, a Autarquia da Póvoa de Lanhoso propunha-se incidir fortemente na informação e sensibilização da população no que concerne à temática dos direitos humanos, dando especial enfoque à prevenção da ocorrência da violência em contexto familiar e à promoção da igualdade como forma de combater as desigualdades e discriminações.

Cumprindo essa premissa e dando continuidade às ações habitualmente desenvolvidas e destinadas a grupos estratégicos, no mês de janeiro, o SIGO volta às Escolas do Concelho, desta vez em contacto com os/as alunos/as da Escola EBI do Ave e da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.

No primeiro trimestre do presente ano letivo, o SIGO desenvolveu várias ações naquele agrupamento nas quais a violência nas relações de intimidade foram amplamente abordadas. Este trimestre, será o Bulliyng a temática em destaque, sendo uma ação que é geralmente dinamizada pelo SIGO que convida o Núcleo de Programas Especiais da GNR local para colaborar nas ações sobre este assunto.

No mês de fevereiro, em que se assinala o Dia dos Namorados, o SIGO irá ao Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio para abordar a temática da violência nas relações de intimidade, dando especial enfoque à violência no namoro.

 

Comemoração do Dia Mundial da Liberdade

Como já vem sido realizado, a Autarquia da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do Ser­viço para a Promoção da Igualdade de Género dos Serviços de Ação do Social o Município, assinala anualmente o Dia Mun­dial da Liberdade, através da realização de diferentes atividades dirigidas à população em geral.

Este ano pretende-se direcionar o debate em torno do respeito das diferenças, pelas liberdades de opções através do workshop “Educação para a cidadania – o que é isto de ser igual ou diferente?”. Esta ação realiza-se no próximo dia 23 de janeiro, entre as 10h00 e as 12h30, no Theatro Club.

 

“Liberdade” integra grande parte dos 30 artigos que constituem a Declaração Uni­versal dos Direitos Humanos e apresenta­-se como sendo um dos direitos funda­mentais da Sociedade e provavelmente o direito pelo qual mais comunidades luta­ram e continuam a lutar para atingir. É a base do indivíduo e algo que o identifica como ser humano e lhe confere dignidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *