Cultura, Póvoa de Varzim

Itinerância da exposição A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra

Itinerância da exposição A Póvoa de Varzim e a Grande GuerraA Exposição documental “A Póvoa de Varzim e a Grande Guerra: documentos e memórias”, inaugurada a 8 de outubro na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, está em itinerância pelas escolas do concelho.

A próxima escola a receber a mostra – de 26 de janeiro a 6 de fevereiro – será a Escola Secundária Rocha Peixoto.

A itinerância da exposição (em curso) realiza-se pelos seguintes espaços: Escolas Secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós; Escola EB 2/3 de Rates, Dr. Flácio Gonçalves, de Aver-o-Mar, de Beiriz e Cego do Maio.

A mostra consiste numa abordagem da Grande Guerra centrada na Póvoa de Varzim e expressa em painéis, documentos e testemunhos, que retratam sobretudo aspetos da vida local ocorridos entre 1914 e 1918.

Luís Diamantino, Vice-presidente e Vereador do Pelouro da Cultura, esteve presente na inauguração da mostra, no átrio da Biblioteca, a 8 de outubro, tendo sublinhada na altura que a iniciativa era uma “evocação” e não propriamente uma comemoração. Evoca-se um momento muito importante, que “a nossa juventude estuda, na escola: o flagelo que foi para a comunidade a I Guerra Mundial”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *