Cultura, Póvoa de Lanhoso

Concurso Literário “António Celestino” com inscrições a decorrer na Póvoa de Lanhoso

António Celestino 1A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai promover e organizar mais uma edição do “Concurso Literário António Celestino”. Criar e consolidar hábitos de leitura, fortalecer práticas de escrita criativa e valorizar a expressão literária continuam a ser os objetivos do “Concurso Literário António Celestino”, escritor nascido na Póvoa de Lanhoso (1917-2013).

Esta iniciativa tem como parceiros o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares.

Os trabalhos devem ser entregues até 27 de fevereiro de 2015, junto de qualquer das Bibliotecas promotoras (Biblioteca Municipal, na Casa da Botica; Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio; e Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso).

Os trabalhos serão apreciados e seriados por um júri e os vencedores serão anunciados durante a Semana da Leitura de 2015. O “Concurso Literário António Celestino” tem um Regulamento próprio que estabelece, de entre outros pontos, que os concorrentes deverão produzir um texto narrativo original e inédito, em Língua Portuguesa, com um mínimo de uma página e um máximo de dez páginas de tamanho A4. O tema é livre e a competição vai-se processar em quatro escalões: 1º ciclo; 2º ciclo; 3º ciclo; e Secundário/Público em geral.

António Celestino é autor de obras como “Gentes da Terra”, prefaciada por Jorge Amado, “Antigamente era san johan de rei”, “…às vezes fico pensando se isto será poesia”, “Contos (mal) falados”, “Poemas de cera perdida” e “Contos em forma de cereja”. Em 2006, publica as suas memórias: “uma vida em si menor”. Faleceu em 2013.

Em 2014, os vencedores foram: no primeiro escalão, Miriam Gonçalves; no segundo escalão, Inês Pires; no terceiro escalão, Bruno Freitas; no escalão Secundário, Joana Correia; e, no escalão Público em Geral, José Abílio Coelho. Esta edição contou com cerca de uma centena de trabalhos a concurso.

Consultar aqui o Regulamento.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *