Castro Verde, Turismo

Centro de Promoção do Património e do Turismo (CPPT), em Castro Verde, dinamiza Conversa e Mostra Gastronómica em torno da Cenoura-roxa

No próximo dia 20 de Janeiro, dia em que se revive mais uma Feira de S. Sebastião/ Feira do Pau Roxo, em Castro Verde, o Centro de Promoção do Património e do Turismo (CPPT) dinamiza uma iniciativa em torno deste hortícola que há muito dá nome a esta feira antiga e tradicional – o Pau-Roxo ou cenoura roxa, em tempos muito apreciado como petisco nas tabernas da região, onde era comido cru às rodelas ou cozido e temperado com vinagre.

A iniciativa agendada para dia 20 de janeiro, enquadrada pela Feira de S. Sebastião/ Feira do Pau Roxo, tem como objetivo contrariar o desaparecimento anunciado do pau-roxo e integra o conjunto de ações desenvolvido antecipadamente com o intento de aumentar a produção local, como foram a troca e a distribuição de sementes ou a sensibilização da população para a importância de preservação deste vegetal.

Neste dia, o Centro de Promoção do Património e do Turismo tem como convidados a Profª. Maria Manuel Valagão, especialista em hortícolas tradicionais e outros assuntos como a dieta mediterrânica, para uma Conversa em torno das caraterísticas nutricionais da cenoura roxa, e José Miguel Fonseca, da Associação Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, que aqui tecerá uma abordagem sobre o desaparecimento dos hortícolas tradicionais e da necessidade da sua preservação.

Segue-se uma Mostra Gastronómica de pratos cozinhados, salgados ou doces, tendo por base o pau roxo e que estarão para degustação neste espaço.

 

*Restaurantes aderentes

No dia 20 de janeiro será ainda possível apreciar nos restaurantes aderentes de Castro Verde:

Cenoura-Roxa em entradas e saladas: Barra Azul; Bombeiro; Campo Branco; Lareira; O Pátio; Pizzaria Italiana; Seara.

Cenoura-Roxa em pratos cozinhados: Castro; Horácio; Planície; Verde Market; Villa Itália (este último restaurante, uma vez que encerra à terça-feira, terá o prato com pau roxo disponível na segunda 19 e na quarta-feira 21).

 

*Onde Comprar

A cenoura-roxa (pau-roxo) vai estar à venda na Loja da Fruta, em Castro Verde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *