Palmela, Turismo

Fogaça de Palmela é rainha durante o mês de janeiro

Fogaça de Palmela está em destaque ao longo deste mês de janeiro, com a realização de um programa diversificado, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, Rota de Vinhos da Península de Setúbal e Confraria Gastronómica de Palmela. O programa tem início com a Bênção das Fogaças, no dia 15 de janeiro, às 19h00, na Igreja de S. Pedro, em Palmela. A cerimónia – que este ano tem a particularidade de contar com a participação de crianças e jovens que assistiram às sessões de promoção da Fogaça, integradas no projeto do grupo das Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela, “Ler+ adoç@ a Vida – decorre, anualmente, em homenagem a Santo Amaro, numa iniciativa da Confraria Gastronómica de Palmela com a Paróquia de Palmela, apoiada pelo Município e pela Junta de Freguesia de Palmela. De acordo com a tradição, os biscoitos eram oferecidos ao Santo como pagamento de promessas e pedido de proteção para a saúde, as colheitas e o gado, estando as formas das Fogaças diretamente ligadas ao propósito a que se destinavam.

O programa integra, também, os Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela, iniciativa que decorre nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de janeiro, integrada no “Palmela – Experiências com Sabor”, com a participação de diversos estabelecimentos de restauração.

A Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal promove duas harmonizações, com a Fogaça de Palmela no centro das atenções, iniciativas que terão a colaboração da Confraria Gastronómica de Palmela, de adegas convidadas e do “Jardim da Boa Palavra”: a primeira no dia 17, às 16h00, com Moscatel de Setúbal, e a segunda no dia 24, às 17h00, com chás aromáticos. Para participar nas harmonizações, os interessados deverão inscrever-se (entrada no valor de 5 euros), através do tel. 212 334398 ou pelo e-mail info@rotadevinhospsetubal.com.

Por último, a Casa Mãe da Rota de Vinhos acolhe, no dia 24, às 15h00, o Concurso de Fogaça de Palmela. As inscrições deverão ser efetuadas até dia 22, através dos telefones 212334398/212336668, pelo e-mail scaetano@cm-palmela.pt ou na Casa Mãe da Rota de Vinhos, no Largo de S. João, em Palmela. O júri do concurso, composto por representantes da Confraria Gastronómica de Palmela, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, TRL – Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e a vencedora da edição de 2012 do concurso, Lourdes Magalhães, premiará os três melhores e poderá atribuir, de acordo com o regulamento, algumas menções honrosas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *