Lamego, Sociedade

Medalha de Ouro da Cidade de Lamego distingue Filarmónica de Magueija

Medalha_Ouro_Filarmonica_Magueija2015A Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija foi agraciada com a Medalha de Ouro da Cidade de Lamego durante o Concerto de Ano Novo que promoveu no Teatro Ribeiro Conceição, na noite de 4 de janeiro, e que assinalou o seu 190º aniversário. Atribuído pela Câmara Municipal, este galardão visa reconhecer o “valor artístico e musical e a obra dedicada, permanente e constante que tem desenvolvido desde a sua fundação, enaltecendo e honrando a cidade de Lamego, o concelho e a região”. Verdadeira embaixadora da sua freguesia, a Filarmónica de Magueija é composta neste momento por 55 elementos, efetivos e amadores, com uma forte componente de juventude, o que possibilita a abordagem a vários tipos de música e a criatividade na sua execução, tornando-a do agrado de vários públicos.

Após uma interpretação memorável de partituras de compositores de renome nacional e mundial que deliciou o público que assistiu ao Concerto de Ano Novo, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal, entregou aquela distinção a Mário Sousa, Presidente da Assembleia da Filarmónica. Na ocasião, o autarca destacou que a Medalha de Ouro pretende reconhecer “a qualidade artística e musical, demonstrada pela instituição hoje homenageada ao longo da sua existência”.

Na componente formativa e paralela à Filarmónica de Magueija, funciona na sua sede a escola de música da Banda. Este ano, conta com 26 alunos e seis professores que ensinam e incentivam o gosto pela música, preenchem os tempos livres dos jovens e contribuem para a renovação contínua da Filarmónica. Apresenta um reportório vasto e variado: fanfarras, aberturas, rapsódias, números a solo, polkas, arranjo de números ligeiros, portugueses e estrangeiros. Muitos jovens formados enveredam depois profissionalmente pela vida musical.

A mais alta distinção outorgada pelo Município de Lamego já reconheceu, entre outras personalidades e instituições, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Miguel Torga, Fernando Monteiro Amaral, D. Ximenes Belo e José Manuel Durão Barroso.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *