Cultura, Marinha Grande

Marionetas em vidro no palco do Teatro Stephens na Marinha Grande

SA_Marionetas_PorEsteRioAcima17012015A Casa da Cultura – Teatro Stephens, na Marinha Grande, vai ser palco do espetáculo “Por este rio acima”, pela companhia S.A. Marionetas Teatro & Bonecos, no dia 17 de janeiro (sábado), pelas 21h30.

Com esta criação cuja estreia nacional ocorreu no passado dia 27 de dezembro, em Alcobaça (localidade onde está sedeada esta Companhia), a S.A. Marionetas pretende homenagear as duas obras primas da cultura portuguesa que são “A Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto e o disco “Por este rio acima” de Fausto Bordalo Dias.

Para isso, recorre-se ao teatro de marionetas, que seguindo a linha ideológica de criação do próprio Fausto, faz convergir a tradição com a modernidade. A Companhia pretendeu construir uma matéria visual em torno da audição deste disco, cruzando diferentes técnicas e linguagens performativas. Ouvir, ver e sentir é a proposta.

A partir da audição daquele álbum de Fausto, editado pela primeira vez em CD há 30 anos e considerado pela crítica como uma das melhores criações da música popular portuguesa, são apresentados vários ambientes visuais com retroprojeção com recurso a objetos de vidro; projeção multimédia, sombras e de ilustrações feitas em tempo real; manipulação de marionetas de vidro (produzidas no pólo da Marinha Grande do CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica), de vara e luva.

Trata-se de uma produção inovadora relativamente a tudo o que a Companhia desenvolveu nos seus 17 anos de existência, não sendo, por isso, um espetáculo de marionetas convencional.

Além disso, é um espetáculo de continuidade em que, em todas as sessões são introduzidos novos personagens e elementos cénicos.

O preço de cada bilhete é de cinco euros, devendo as reservas ser efetuadas através do email teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.

 

Ficha artística:

Direcção Artística e Encenação: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre

Música original: Fausto Bordalo Dias

Manipulação: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre

Marionetas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre

Marionetas de Vidro: Joana Silva e Jeremy / CENCAL

Cenografia: Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre

Manipulação Digital e Desenho em tempo real: Natacha Costa Pereira

Figurinos: Sofia Olivença Vinagre

Estruturas Cénicas: José Gil

M/ 6 anos

Duração: 90 minutos

Apoios: Governo de Portugal | Secretaria de Estado da Cultura | DGArtes, Câmara Municipal de Alcobaça, CENCAL, Fundação Calouste Gulbenkian, UNIMA-Portugal, ESDICA.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *