Póvoa de Lanhoso, Turismo

Torre de Menagem do Castelo da Póvoa de Lanhoso com recorde de visitas em 2014

Castelo Póvoa 1O ano de 2014 registou o maior número de visitantes do núcleo museológico do Castelo de Lanhoso, na Torre de Menagem, dos últimos anos, recebendo mais de sete mil e 500 visitas.

Foram vários os fatores que contribuíram para este aumento, desde logo a atualização da tabela dos preços praticados já que, a partir do dia 1 de julho de 2014, o valor do ingresso normal para adulto baixou para um euro e crianças, estudantes e seniores passaram a beneficiar de entradas gratuitas. “A estratégia do município passa pela criação de condições para que o nosso património possa ser visto e apreciado pelo maior número de pessoas. E a decisão que tomámos de redução dos preços nas entradas no núcleo museológico do Castelo de Lanhoso vem no seguimento dessa política cultural, com resultados muito positivos. No ano de 2014, quase duplicámos as entradas no Torre de Menagem, comparativamente com o ano anterior”, salienta o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.

Outros fatores contribuíram para o aumento verificado: a colocação, na Serra do Carvalho, de um outdoor a convidar para uma visita ao Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso; a criação de uma página de Facebook; uma maior aproximação dos agrupamentos escolares; e a realização de uma exposição temporária de instrumentos medievais de tortura. Estas medidas visaram a aproximação dos cidadãos ao seu património e, além de facilitar o ingresso no Castelo de Lanhoso, proporcionam a descoberta da nossa história comum, a História de Portugal. “Estamos a trabalhar na criação de uma rede concelhia de monumentos e locais de visitação, que se insere numa estratégia global de divulgação do nosso concelho no exterior, mas, também, de consciencialização dos Povoenses para a necessidade de valorização e preservação do nosso património edificado e natural”, refere ainda o Vereador.

Entre janeiro e junho, registaram-se perto de duas mil e 400 entradas e, entre julho e dezembro, visitaram o núcleo museológico mais de cinco mil pessoas.

Em 2013, visitaram o local referido perto de três mil e 900 pessoas, o que significa que, em 2014, houve mais três mil e 700 visitantes.

De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a intervir no monte de Lanhoso com o propósito de melhorar as condições para visitas e para usufruto daquele recurso, no qual o Castelo de Lanhoso se assume como o elemento diferenciador, não só pela história e forma como se afirma na paisagem, mas pelos sentidos que desperta a quem o visita.

A visita só fica completa com a entrada no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, revalorizado recentemente e em que, além da observação de todo o espaço museológico, o visitante tem possibilidade de subir ao topo da Torre de Menagem, miradouro singular sobre o território limítrofe.

Preços:

Bilhete normal: 1 euro

Estudantes e adultos com idade superior a 65 anos: gratuito

Grupos escolares e grupos seniores com marcação prévia: gratuito

Entidades ou grupos convidados pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso ou respetivos serviços: gratuito

Visitas coletivas organizadas e promovidas pela Câmara Municipal ou seus

serviços: gratuito

Grupos ou entidades que pretendam fazer uma visita guiada ao Castelo de Lanhoso, mediante marcação prévia: 1 euro, com um mínimo de 10 pessoas

Acesso à Praça de Armas do Castelo de Lanhoso: gratuito

 

Horário de inverno (outubro a maio):

Quarta-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30

Encerramento semanal: segunda-feira e terça-feira

 

Horário de verão (junho a setembro):

Terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Encerramento semanal: segunda-feira

 

Contactos:

Telef: 253 639 708/ 253 634 312

Fax.: 253 639 709

Email: castelo.lanhoso@mun-planhoso.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *