Santa Maria da Feira, Turismo

Chefs e produtores locais apresentamcriações derivadas da Fogaça da Feira

 

Mostra de Fabrico de Fogaça_ArquivoO Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira vai realizar, segunda-feira, 12 de janeiro, no salão nobre do Castelo de Santa Maria da Feira, a IX Mostra de Fabrico de Fogaça, integrada no programa da Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro. Para além da demonstração do processo de fabrico do tradicional pão doce, chefs e produtores locais vão apresentar as suas criações gastronómicas derivadas da Fogaça.

Às 10h30, os produtores locais vão dar início à confeção da tradicional Fogaça da Feira, com uma demonstração das quatro fases do processo de fabrico. O objetivo é sensibilizar produtores e provadores para a importância de manter a receita e as técnicas de confeção originais, nomeadamente a forma de amassar, enrolar e cortar a massa, bem como tempo de cozedura deste pão doce secular.

Os ingredientes da Fogaça são simples – água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal – mas o segredo está na forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura.

Fogaça inspira criações gastronómicas

A partir das 11h00, os chefs Lindolfo e Luís Sottomayor apresentam menus inspirados na tradicional Fogaça da Feira – doces e salgados – alguns deles confecionados exclusivamente para a Festa das Fogaceiras.

Para além da Fogaça em “estado puro”, os produtores locais terão em exposição no Castelo as suas criações gastronómicas derivadas deste pão doce secular, tais como bombons, gelados e tiramisu.

A degustação da Fogaça está marcada para as 11h30. Produtores e provadores convidados têm sido unânimes na sua avaliação: “a Fogaça cozida no forno do Castelo tem um sabor especial”.

A Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira é organizada pelo Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e tem o apoio da Confraria da Fogaça da Feira, Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, Escola Secundária de Santa Maria da Feira e laticínios MAF.

Esta mostra é reservada aos produtores de Fogaça que fazem parte do Agrupamento e provadores convidados.

 

Momentos da Mostra

10h30 » 11h00 – Demonstração das várias fases do fabrico da Fogaça;

11h00 » 11h30 – Apresentação de criações gastronómicas associadas à Fogaça;

11h30 » 12h00 – Degustação da Fogaça cozida no forno do Castelo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *