Celorico de Basto, Sociedade

Autarca de Celorico de Basto recebeu “os Reis Magos” nos Paços do Concelho

_DSC4298O presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, recebeu, no dia 06 de dezembro, dia de Reis, nos Paços do Concelho, dois grupos que se deslocaram à autarquia para manter acesa a tradição do dia de Reis. Durante a manhã, as crianças do pré-escolar do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia – Celorico de Basto que cantaram “os Reis Magos”, e durante a tarde as crianças da Associação de Solidariedade Social de Basto, com a música “Vamos Cantar as Janeiras”.

“Cantar os reis é uma tradição muito particular que ainda se vive com alguma intensidade em Celorico de Basto. Todos os anos, recebemos grupos, oriundos de vários pontos do concelho, que nos visitam no dia de hoje para manter a tradição e ao mesmo tempo, amealhar alguma verba para os gastos inerentes à instituição que representam,” palavras do edil celoricense.

Ao mesmo tempo, o autarca reforçou a importância de dar a conhecer às crianças um espaço que é de todos. “Com esta iniciativa as crianças têm também, a oportunidade de conhecer os Paços do Concelho”.

Durante a manhã o pré-escolar do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia – Celorico de Basto interpretou a música “Reis Magos”, a mesma do ano transato que, segundo a educadora Eugénia Moreira, é para manter. “Esta música tem uma letra que nós desenvolvemos em sala de aula e que pretendemos manter até porque a mensagem que transmitimos é a ideal para as comemorações do dia de Reis. Esta ação, de visitar os Paços do concelho e as entidades locais para cantar os Reis, é uma das atividades extracurriculares propostas no plano de atividades anual, que promove o conhecimento de uma tradição que deve ser preservada”.

A cantar estiveram as educadoras e as crianças de dois grupos do pré-escolar, dos 3 aos 5/6 anos, do Infantário da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia – Celorico de Basto.

Durante a tarde, o autarca recebeu a visita das crianças da creche da ASSB, com idades compreendidas entre 2 e 3 anos, que em uníssono com as educadoras e funcionárias interpretam a música “Vamos Cantar as Janeiras”.

As crianças dos dois grupos traziam coroas de acordo com as exigências inerentes à efeméride comemorada, Dia de Reis.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *