Borba, Educação, Sociedade

Alunos de Borba cantaram as janeiras

Cantar as Janeiras (1)Os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Borba cantaram as janeiras ao executivo da Câmara Municipal de Borba, em frente aos Paços do Concelho, seguindo depois para outras instituições da cidade. As crianças, acompanhadas pelos docentes e auxiliares de educação, enfeitaram-se com coroas de Reis e Rainhas, e entoaram cantigas preparadas para a data, cumprindo a tradição que se assinala no dia 06 de janeiro.

 

Ano após ano, esta tem sido uma tradição que visa ensinar aos mais jovens a tradição do concelho e da região. De acordo com a tradição cristã, o dia de Reis terá sido o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, sendo o dia em que encerram os festejos natalícios e se desarmam os presépios, além de se retirarem todos os enfeites natalícios.

 

O Natal foi uma vez mais celebrado em Borba com diversas iniciativas, que preencheram o centro histórico da cidade, com o presépio de rua e cerca de 50 representações em tamanho real, que tem suscitado a curiosidade de inúmeros visitantes, o Celeiro da Cultura, onde estiveram em exposições diversos presépios particulares e o presépio articulado, com centenas de imagens em movimento, que recebeu bastantes visitantes, e o Pavilhão de Eventos, onde decorreu a festa “É Natal em Borba”, destinado aos mais jovens, que proporcionou muita alegria e diversão às centenas de jovens que durante três dias por ali passaram.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *