Tomar

Asseiceira, Tomar, comemorou 700 anos do foral de D. Dinis

IMG_8999Asseiceira comemorou na passada sexta-feira os 700 anos do foral atribuído por D. Dinis em 2 de Janeiro de 1315.

O documento ajudou ao povoamento daquela que é hoje uma das maiores freguesias do concelho de Tomar, mas que foi concelho autónomo até à reforma administrativa de 1836.

Numa cerimónia simples mas cheia de significado presidida pela edil do município de Tomar, Anabela Freitas e com uma forte presença da população da Freguesia. O presidente da Junta, Carlos Rodrigues, comparou, na sua alocução, os privilégios concedidos a Asseiceira por D. Dinis com os investimentos que têm vindo a ser concedidos à freguesia, desde o início deste mandato autárquico, pela Câmara Municipal, manifestando o seu contentamento pela forma como a edilidade tem apoiado o desenvolvimento daquele território.

A presidente da Câmara, Anabela Freitas, fez uma analogia ao papel que os Templários tiveram na protecção dos peregrinos do caminho de Santigo, que na Asseiceira tiveram uma albergaria, para dizer que hoje continua a caber a Tomar o papel de defender o desenvolvimento do seu território, de que a Asseiceira é uma parte fundamental, e que a edilidade está nisso empenhada.

No final foi descerrada uma lápide, junto à escadaria da igreja matriz, que, com a descerrada em 2 de Novembro passado, honram a memória dos centenários dos dois forais asseiceirenses.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *