Cultura, Mação

Museu de Mação ganha “Prémio Projecto Internacional”

image006 (1)O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, em Mação, recebeu o “Prémio Projecto Internacional” da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), no passado dia 12 de Dezembro, em Lisboa. Esta distinção é um reconhecimento pelo trabalho que o Museu tem desenvolvido no sentido de se afirmar como pólo coordenador de uma rede internacional de centros de património, museus e centros de investigação, nos cinco continentes. Actualmente, as equipas do Museu e do Instituto Terra e Memória (ITM), em colaboração com o Instituto Politécnico de Tomar, desenvolvem projectos em quatro continentes: Europa (Portugal, Espanha, Itália, Grécia), África (Angola, Namíbia, Tanzânia, Senegal, Etiópia, Cabo Verde), América do Sul (Brasil) e Ásia (Filipinas).

Refira-se que o projecto do Museu de Mação, desenvolvido pela Câmara Municipal com o IPT e o ITM desde 2002, procura recuperar a visão original dos museus do século XVIII: local de conservação e memória, mas também de inspiração, criatividade, formação superior e empreendedorismo. É esta múltipla função que está na base dos projectos de internacionalização, em 2014 distinguidos pela APOM.
Para Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação “ este prémio é mais um motivo de orgulho para o Museu, para a Autarquia, para todos aqueles que integram este grande projecto e, sobretudo, para os Maçaenses. É o reconhecimento de um interessante trabalho que se desenvolve em Mação há vários anos e que se vai replicando junto de outros povos e outras culturas, envolvendo uma importante rede internacional de conhecimentos”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *