Celorico de Basto, Sociedade

Autarquia de Celorico de Basto proporcionou convívio de Natal aos idosos do concelho

_DSC3284“Cada um precisa ser entendido e valorizado e, nesta altura do ano, as palavras do Papa Francisco ganham maior significado quando pede paz, diálogo e tolerância entre todos” palavras do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva no término da cerimónia eucarística.

O Município de Celorico de Basto, através dos serviços da Ação Social, proporcionou, aos idosos e pessoas portadoras de deficiência, um convívio de Natal com a presença de cerca de 700 pessoas oriundas das 22 freguesias do concelho. A ação decorreu dia 18 de dezembro, no Pavilhão Gimnodesportivo da EB 2,3/S de Celorico de Basto.

“Momentos como este têm como missão única valorizar o ser humano independentemente da condição social e idade. Queremos que todos participem de forma ativa na construção da comunidade porque acredito que, todos, trabalhando em conjunto, de forma unida, conseguiremos um futuro mais risonho! Esta é uma celebração especial feita numa altura especial celebrada com harmonia e paz com todos aqui presentes”, reforçou o autarca.

Este convívio decorreu em Celorico de Basto pelo 5º ano consecutivo e é a forma que muitos idosos encontram de festejar o Natal com o espirito inerente à quadra. Rosa Capela Bastos, uma das idosas presentes pela primeira vez nesta iniciativa, mostrou-se feliz e admirada com a atividade. “É a primeira vez que participo nesta iniciativa e estou a gostar muito. O bacalhau está muito bom, tem muita gente, e estão todos felizes. Este convívio faz-nos parecer mais jovens e fico satisfeita por notar que se interessam por nós, e que nos valorizam”, disse.

Importa referir que alguns idosos se encontram desprovidos de retaguarda familiar e passam o Natal completamente sós. “Esta iniciativa é, cada vez mais, primordial para muitos dos nossos idosos que estão sós durante a quadra natalícia, numa época que inspira ao convívio familiar. Por isso, aproveitam este dia para se sentirem protegidos e viver a verdadeira magia do Natal, todos juntos como uma família”, disse Helena Martinho, Coordenadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

A ação iniciou com a tradicional eucaristia presidida pelo padre Parcidio Rodrigues e cantada pelos colaboradores da Câmara Amiga. Seguiu-se o almoço com o tradicional bacalhau. A festa, onde os idosos foram protagonistas, prolongou-se pelo resto da tarde com música popular que permitiu a todos os presentes uma tarde de diversão sempre com a colaboração dos animadores e colaboradores da Câmara Amiga e os técnicos do CLDS+, Celorico+Social, que participaram ativamente, no apoio aos idosos ao longo do dia.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *