Celorico de Basto, Educação

Workshop “Ativa o GPS” para elucidar alunos em Celorico de Basto

_DSC2428Decorreu, no dia 15 de dezembro, o workshop “Ativa o GPS”, na EB 2,3/S de Celorico de Basto, direcionado aos alunos do 11º e 12º anos de escolaridade, que visa a orientação escolar e profissional.

A ação foi desenvolvida pelo CLDS+, Celorico+Social, um programa promovido pela Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas. Segundo Helena Martinho, coordenadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, “pretende-se com este workshop oferecer uma panóplia de informações com o intuito de esclarecer e auxiliar na tomada de decisão no que respeita à orientação vocacional. A coordenadora destacou ainda a importância do trabalho em parceria no desenvolvimento com sucesso deste género de iniciativas”.

A ação insere-se no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, do Contrato Local de Desenvolvimento Social + e iniciou com uma apresentação do GPS – Guia para o Sucesso a cargo de Diana Maia, técnica do CLDS+, que deu principal enfoque às características necessárias para atingir os objetivos pretendidos ou descobrir a vocação após o término do 12º ano de escolaridade que poderá passar por ingressar no ensino superior, seguir para um Curso de Especialização Tecnológica (CET) ou procura de emprego.

Nesta ação, Workshop “Ativa o GPS”, estiveram presentes dois técnicos de recursos humanos da empresa Randstad que procuram interagir com os alunos e dar-lhes a conhecer, através de algumas apresentações, conhecimentos práticos sobre o mercado de trabalho. O objetivo dos técnicos da empresa de recrutamento e seleção foi deixar dicas úteis para facilitar a entrada num mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto, referiram-se à elaboração de um curriculum vitae apelativo para a obtenção de uma entrevista.

Importa referir que estas ações são primordiais dado que muitos dos alunos do 12º ano de escolaridade se mostram ainda com dúvidas no que respeita à sua escolha vocacional. “Ainda não sei o que vou fazer quando terminar o 12º ano. Não tenho uma vocação específica mas o mais certo é ingressar em algum curso superior no entanto, espero seguir o caminho certo e que estas ações me ajudem a descobrir a minha vocação profissional” referiu Cátia Marinho, aluna do 12º ano.

O coordenador do Celorico+Social, Manuel Maria Afonso, referiu no encerramento do Workshop, que “as ações deste âmbito são fundamentais para ajudar os jovens a seguirem o caminho que mais se adeque às suas preferências de estudo e trabalho, tornando-os, certamente, Homens mais felizes e capazes de desenvolver um percurso profissional com maior brio. A presença da Randstad teve por missão proporcionar aos alunos uma perspetiva do mercado de trabalho e a forma como se devem preparar”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *