Cultura, Marinha Grande

Núcleo de Arte Contemporânea na Marinha Grande acolhe exposição de artistas europeus

EXPOSICAO_EGE_Cartaz_MV2014-01O Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, tem patente a exposição “European Glass Experience”, até 22 de fevereiro. A entrada é gratuita.

A mostra foi inaugurada no passado sábado, 13 de dezembro, no âmbito das comemorações do 16º aniversário do Museu do Vidro.

A exposição “European Glass Experience” está patente até 22 de fevereiro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

O European Glass Experience (EGE) é um projeto europeu dedicado à arte contemporânea em vidro e seus criadores. O seu principal objetivo é a promoção da arte, do design e do fabrico do vidro como património cultural imaterial que deve ser salvaguardado, promovido e divulgado.

Coordenado pela cidade de Veneza, em colaboração com o Consorzio Promovetro Murano, o EGE é cofinanciado pela União Europeia e foi lançado em 2013. Tratou-se de uma competição destinada a jovens artistas europeus com menos de 40 anos de idade.

Um júri internacional constituído por diretores de museus, curadores e especialistas da área do vidro da Itália, Alemanha, Reino Unido, Polónia, Finlândia e Espanha, sob a direção de Cornelia Lauf, selecionou um conjunto de 40 obras de arte em vidro e 38 projetos, que representam a arte contemporânea do vidro em 17 países europeus. Alguns dos melhores projetos serão realizados em vidro nos fornos de Murano por mestres vidreiros associados à Promovetro.

Estas obras, bem como os projetos, fazem parte da exposição itinerante European Glass Experience, que teve início em março de 2014 no Suomen Lasimuseo em Riihimäki, Finlândia (Museu do Vidro da Finlândia), tendo depois viajado para Espanha, onde foi apresentada até novembro de 2014 no Museo Tecnológico del Vidrio em La Granja, Segóvia, Espanha.

Antes de seguir para Veneza, Itália, onde será apresentada na totalidade, na primavera de 2015, no Museo de Vetro – Murano, parte da exposição vem a Portugal, e será exibida no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, até fevereiro de 2015.

Estão ainda previstas a realização de outras apresentações nomeadamente no Muzeum Vitrazu, Stained Glass Museum, em Cracóvia, Polónia, no International Festival of Glass em Strourbridge, Inlaterra e na Glass Factory em Boda Glasbruk, na Suécia.

A exposição é promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Conta com a parceria das seguintes entidades: City of Venice, Itália; Consorzio Promovetro Murano, Itália; Museo del Vetro, Murano, Itália; Finnish Glass Museum, Riihimaki, Finlândia; Fundación Centro Nacional del Vidrio, La Granja, Segóvia, Espanha.

Os parceiros associados são: Muzeum Witrazu (Stained Glass Museum) Cracóvia, Polónia; International Festival of Glass, Stourbridge, Inglaterra; Glass Factory, Boda Glasbruk, Suécia; Museu do Vidro – Câmara Municipal da Marinha Grande, Marinha Grande, Portugal.

As comemorações do 16º aniversário do Museu do Vidro decorreram nos dias 13 e 14 de dezembro, abrangendo um programa variado, que teve como objetivo envolver a população.

A comemoração do aniversário integrou visitas às oficinas de fabrico manual de vidro, ateliês infantis de produção de peças artísticas em vidro, espetáculos de dança e exposições no Museu do Vidro e Núcleo de Arte Contemporânea.

Decorreram ainda demonstrações de fabrico e decoração de vidro, trabalhado ao vidro, nas Oficinas do Museu do Vidro, e demonstrações de vidro soprado ao vivo, no Estúdio Poeiras Glass (situado no Edifício da Resinagem).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *