Castro Marim, Educação

Projeto “Heróis da Fruta” nas escolas de Castro Marim

As escolas do 1º ciclo de Castro Marim foram integradas no projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, na sequência de uma candidatura apresentada pelo Município de Castro Marim. Desenvolvido pela APCOI (Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil), este projeto desafia as escolas portuguesas a aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até aos 10 anos.

O principal objetivo desta iniciativa é propor a fruta como primeira opção para o lanche, desenvolvendo-se, para isso, em três etapas distintas que motivam as crianças e mobilizam pais e encarregados de educação, para que assumam o compromisso da ingestão diária de fruta. Na primeira etapa (12 semanas), é estimulado o gosto pela fruta através de jogos e atividades pedagógicas realizadas em sala de aula. Na segunda etapa, os alunos participam numa competição nacional em que devem compor um “hino da fruta”. Na última etapa, as crianças recebem um diploma de “herói da fruta”, que atesta o sucesso do desafio.

Esta é a quarta edição da iniciativa “Heróis da Fruta” e, segundo a APCOI, está a superar todas as expetativas. No total são já 57 os municípios que aderiram e que se envolvem diretamente na implementação e coordenação do projeto nos jardins-de-infância e escolas de ensino básico de 1º ciclo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *