Cultura, Póvoa de Varzim

Museu Municipal da Póvoa de Varzim recorda Presépios tradiciona​is e realiza visita noturna

Museu Municipal recorda Presépios tradiciona​is e realiza visita noturnaO Museu Municipal da Póvoa de Varzim apresenta, como habitualmente, os seus tradicionais presépios, numa exposição que poderá ser apreciada entre os dias 16 de dezembro e 7 de janeiro.

São presépios “sempre diferentes, feitos com a arte do Zezé e o empenho e esforço dos colaboradores da instituição”, afirma Deolinda Carneiro, diretora do Museu de Etnografia e História. Nos lares poveiros, por altura do Natal, não havia pinheiros, nem “luzes”, nem bonecos de Pai Natal, em vez disso o Presépio tornava-se o centro da casa e das atenções de miúdos e graúdos.

Como é tradição todos os anos, o Museu vai apresentar desde o grande presépio tradicional, com o musgo e muitas figuras em barro de Barcelos, ao realizado com figurado mais pequeno e guardado numa caixa protegida por vidro, como as “maquinetas” do período barroco, ao realizado com esculturas do Museu, em que um dos apóstolos se transforma em S. José e a Santa Isabel rainha da Hungria, em Nossa Senhora.

Uma visita que vale a pena para recordar uma faceta do Natal de outros tempos.

O Museu Municipal realiza ainda, no âmbito da sua programação natalícia, uma “Visita Guiada ao Museu”, na noite de 17 de Dezembro. Numa perspetiva de manter vivo o “encontro cultural” às Quartas-feiras à noite no Museu e na sequência do curso de arte realizado em meses anteriores, decidiu-se organizar esta visita noturna à salas das exposições, explica Deolinda Carneiro, “para aperfeiçoar conhecimentos, suscitar dúvidas e criar uma tertúlia entre os participantes”. Em particular, vai-se visitar a principal exposição do ano de 2014 no Museu Municipal, a qual teve nos casamentos, batizados e comunhões a sua inspiração, tendo tido milhares de visitantes. Agora, alguns dias antes da sua desmontagem, no dia 17 à noite, pelas 21h15 horas, será feita uma visita noturna especial em que mostrará a evolução do traje de noiva. Também se falará nas exposições que se encontram em preparação (ou, em processo de evolução) como a da 1.ª Guerra Mundial, em que são fundamentais as colaborações do público em geral, mediante o empréstimo de peças e documentos.

Nesta iniciativa, a diretora do Museu Municipal refere que se irão também destacar algumas peças oferecidas ao longo do corrente ano e outras emprestadas para exposições montadas ou em preparação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *