Arouca, Sociedade

D. Ximenes belo reflete sobre valores com alunos da escola secundária de Arouca

D Ximenes - ESA«Que valores para o mundo atual» é o tema que estará em reflexão e debate com os alunos do 10.º ano de escolaridade, no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 10:00, no auditório pequeno da Escola Secundária de Arouca. O orador convidado é D. Carlos Ximenes Belo, bispo salesiano timorense, e Prémio Nobel da Paz em 1996. Num tempo em que se questionam os valores praticados em sociedade, o papel da escola, das instituições, da igreja e de cada um no respeito e na transmissão de valores, a visita de D. Ximenes será, certamente, inspiradora para estes jovens estudantes.

Carlos Filipe Ximenes Belo nasceu em Wailacama-Venasse, Baucau, Timor Oriental, a 3 de fevereiro de 1948. Iniciou os seus estudos em Baucau e frequentou o Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Díli. Prosseguiu estudos em Portugal, nas escolas salesianas de Mogofores e Estoril, e frequentou a Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Licenciou-se na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, tendo sido ordenado sacerdote em 1980, e, em 1988, ordenado bispo.

A sua ação a favor da paz e da justiça, no processo de independência de Timor, foi decisiva, nomeadamente ao denunciar as atrocidades cometidas pelas forças indonésias e ao pedir a intervenção do secretário-geral das Nações Unidades em defesa do povo timorense. Durante o massacre de Santa Cruz (12 de novembro de 1991), acolheu vários timorenses, tendo este ato levado a que se perpetrassem vários atentados contra a sua vida.

Para além do Prémio Nobel da Paz (1996), D. Ximenes foi galardoado com várias distinções, nomeadamente o prémio John Humphrey, o prémio Óscar Romero, os prémios Della Pace e o prémio Internazionale della Testimonianza. Em Portugal, foi condecorado com a Grã-cruz da Ordem da Liberdade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *