Mangualde, Sociedade

Mangualde fez ‘Sentir na pele’

DSC01034eNo Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado no dia 3 de dezembro, a Câmara Municipal de Mangualde convidou todos/as a participar na ação de sensibilização ‘Sentir na pele’. A Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, participou nesta ação e sublinhou que «esta ação visou essencialmente alertar consciências, alertar para uma cidadania plena de respeito pela diferença e tornar a sociedade mais inclusiva e integradora de pessoas portadoras de deficiência em cada aspeto da vida económica, social, cultural e desportiva».

A iniciativa contou com as intervenções de Artur Almeida, Enfermeiro de Reabilitação na UCSP e de uma jovem que foi vítima de acidente, cuja intervenção foi carregada de frontalidade, verdade e sensibilização. A jovem, um exemplo de vida, demonstrou a todos que apesar das diferenças, a vida pode e deve ser vivida com intensidade. No final, os participantes foram convidados a percorrer os serviços públicos (correios, farmácias, entre outros) com cadeira de rodas e vendas nos olhos, para alertar para a acessibilidade dos espaços públicos e privados da cidade.

Esta ação promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com a UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade e o Agrupamento de Escolas de Mangualde, decorreu a partir das 14h30, no Salão Nobre da autarquia.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência celebra-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *