Amadora, Sociedade

Os rumores aliados à imigração em debate na Amadora

forumrumor_programa-page-001Já ouviu falar de expressões como “Os imigrantes não querem e não gostam de trabalhar”, “Os imigrantes estão ligados à criminalidade” ou “As crianças imigrantes só trazem problemas às escolas”?

Estas ideias que, por norma, não assentam em factos e dados concretos, visam associar grupos específicos como “problemáticos” e são geradoras de desconfiança e conflito, principalmente numa cidade como a Amadora, em que 10% da população tem nacionalidade estrangeira.
Com o objetivo de combater estes preconceitos estereotipados, que levam muitas vezes a atos discriminatórios, a Câmara Municipal da Amadora lançou a campanha Não Alimente o Rumor, cuja característica fundamental é a participação ativa dos cidadãos como “agentes antirrumores”.
No âmbito desta campanha, realiza-se hoje, dia 5 de dezembro o Fórum Teatro-Debate “Caminhos para a Integração – O Valor dos Factos”.
Através da encenação de três situações centradas nos três dos principais rumores identificados na Amadora, pretende-se fomentar o debate, dinamizado e enriquecido por intervenções dos comentadores convidados.
Os diferentes painéis serão moderados pelos jornalistas Joaquim Franco (SIC), Céu Neves (DN) e Teresa Nicolau (RTP).
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *