Cultura, Óbidos

Usseira, Óbidos, terá um “Rastilho de Luz” dia 12 de dezembro

Fogueira Santa Lúzia - Usseira - Arquivo MOA população da Usseira, concelho de Óbidos, junta-se ao evento Óbidos Vila Natal e cria, nas ruas da localidade, um “rastilho de luz”. Trata-se de espetáculo-percurso, feito pela comunidade, com início às 18 horas de 12 de dezembro.

Os habitantes prepararam poemas, cânticos, jogos, desenhos e o grupo de dança e de teatro ensaiaram as suas atuações. Alguns dos participantes farão encenações associadas à história de Sta. Luzia e aos episódios mais marcantes da sua vida. O “Rastilhos de Luz” tem início no Largo de São Pedro e termina na Igreja de Sta. Luzia, com a tradicional fogueira.

Durante o percurso, existirão quatro quadros (ou momentos), trabalhados no tempo e no espaço e cada comunidade é convidada a participar trazendo cordas, fios, ou até atacadores, criando o rastilho de luz que une os quatro quadros. No fundo, este evento simboliza o início de um Inverno mais brilhante, o sol, os dias que vão crescendo, mantendo, assim, a ligação à tradicional fogueira e ao tema da luz.

No dia seguinte, 13 de dezembro, haverá a iniciativa “Conversas na Eira: o atear de um novo rastilho”. A Eira, junto ao Açude, na Usseira, pretende ser, a partir das 16h30, um local de partilha de experiências, um espaço temporal de encontro como o culminar das festividades da luz.

O “luz” também estará presente noutras localidades do concelho de Óbidos, com a iluminação nas aldeias e vilas, uma valorização de locais emblemáticos através da luz, nomeadamente em A-dos-Negros, Amoreira, Olho Marinho e Gaeiras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *