Marinha Grande, Turismo

Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande recebeu mais de quatro mil pessoas no fim-de-semana

FAG2014_5Mais de quatro mil pessoas visitaram a 25ª FAG – Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande, no primeiro fim-de-semana do certame, que inaugurou na passada sexta-feira, 28 de novembro, no Parque Municipal de Exposições, e se prolonga até ao dia 7 de dezembro.

A FAG 2014 consiste numa mostra do artesanato e gastronomia nacionais, sendo organizada pela Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego (ASCD Casal Galego), com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

No ano em que se assinalam os 25 anos de realização da feira, a cerimónia de inauguração teve início com as declarações do presidente da direção da Associação Social, Cultural e Desportiva de Casal Galego, Francisco Soares.

Num tom emocionado, o dirigente referiu que “ajudamos a arte do artesanato, da gastronomia e da música popular portuguesa”, fazendo do certame “uma família muito grande que deixou de ser só Casal Galego, para ser uma união de artesãos, de gastrónomos de todos os cantos do País e Galiza”.

Tal, só foi possível “com muito trabalho dos nossos sócios e dos apoios institucionais que fomos recebendo ao longo dos tempos, porque sem estas duas vertentes nunca conseguiríamos vencer esta batalha”, continuou.

Francisco Soares recordou o presidente da direção que organizou a primeira feira, António Viola, a quem quis deixar “uma justa homenagem, porque tenho a certeza que se fosse vivo estaria aqui a festejar connosco”. E agradeceu aos cerca de cem sócios que colaboraram na organização do evento, de forma gratuita.

Para o presidente da Câmara, Álvaro Pereira, neste quarto de século do evento é “tempo de reconhecer o esforço e o empenho de muitos de vós para que a FAG seja já uma tradição, em cada ano renovada com a preocupação de expandir a qualidade da sua programação e a promoção da Marinha Grande”.

O autarca esclareceu que a Câmara Municipal continua “a apostar no incremento do associativismo e na participação ativa dos munícipes nas decisões que lhes digam respeito e na escolha das melhores opções para o futuro da nossa Terra”.

Álvaro Pereira admitiu ainda que “a intervenção cívica ao nível das associações locais constitui um serviço maior a favor da comunidade e de todos nós, sem exclusões”.

Animação cultural variada

Nos três primeiros dias de realização, a FAG foi visitada por mais de 4000 pessoas, número que supera as expectativas da organização, fortemente potenciados pelos concertos de Toy, no sábado, mas, sobretudo, do Avô Cantigas, no domingo.

Até ao final do certame, a oferta cultural é diversificada, captando diferentes públicos-alvo e faixas etárias.

A programação cultural da FAG é a seguinte:

Dia 4 de dezembro . QUINTA . 21h00

Noite de fado com Emanuel e Elsa Gomes

 

Dia 5 de dezembro . SEXTA . 21h00

Zé do Pipo

 

Dia 6 de dezembro . SÁBADO .

16h00 . Zumba

18h00 . Big Band

22h00 . David Antunes & TheMidnightBand, com Paulo de Carvalho

 

Dia 7 de dezembro . DOMINGO .

16h00 . Marcha Popular de Casal Galego (com o apoio da INATEL)

17h00 . Orquestra Amieirinha

18h00 . Teatro do Sport Império Marinhense

21h00 . Quem é o Bob

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *