Seia, Sociedade, Turismo

Cabeça, Seia – Aldeia Natal

IMG_0135Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína”. Essa é a expressão que melhor descreve a Aldeia Natal, em Cabeça, na serra da Estrela, no concelho de Seia.

A sua segunda edição do evento foi inaugurada em ambiente de festa, no sábado passado, com a transmissão do programa “Aqui Portugal” em direto para a RTP, numa comunhão com os portugueses do verdadeiro espírito do Natal, não só pela beleza das imagens, mas principalmente pela felicidade dos habitantes, que nesse dia mostraram o resultado do seu trabalho e dedicação.

É uma festa única no país, 100% sustentável, em termos de decoração, pois todos os materiais usados são retirados da natureza. Mas, também é um exemplo pelo trabalho em comunidade, porque é todo feito pelos moradores da aldeia. As pessoas dedicaram horas dos seus dias e noites para preparar a decoração, num trabalho comunitário realizado em espaço próprio.

Giestas, videiras, musgo ou pinheiros são apenas algumas das matérias-primas usadas para enfeitar da aldeia, que tem o visual completo com a utilização de luzes (Cabeça também é a primeira Aldeia Led de Portugal).

Outra das características marcantes da festa é o facto de, durante o evento, os moradores da aldeia abrirem as portas das suas casas para receber os visitantes. Mercado de Natal, Presépios, uma exposição que mostra como se vive o Natal numa Casa de Montanha, Casa do Chocolate, oficinas de cozinha, passeios temáticos pela Aldeia e a oficina de Natal, local onde se pode comprar o pinheiro e outros enfeites de Natal criados pelas mãos hábeis dos habitantes da Aldeia, são algumas das muitas sugestões do que ver e fazer na Aldeia Natal, até ao dia 4 de janeiro.

Na sua primeira edição, a festa levou milhares de pessoas à aldeia. Neste ano, a organização aposta num crescimento do número de visitantes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *