Póvoa de Varzim, Sociedade

Presidente da Póvoa de Varzim deixou mensagem de esperança aos jovens

Presidente deixou mensagem de esperança aos jovens“Presente e futuro dos jovens portugueses: a minha perspetiva” deu mote a uma palestra proferida por Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, na passada sexta-feira à noite, na Biblioteca Municipal.

A intervenção foi feita no âmbito da cerimónia de entrega de prémios escolares 2013/2014, promovida pelos Lions Clube da Póvoa de Varzim.

O edil começou por fazer uma análise da evolução demográfica e económica em Portugal recuando aos anos 60, revelando que, “entre 1960 e 1999, Portugal é, o 5º país que mais cresce em todo o mundo” e “em 1960, Portugal tinha uma das sociedades mais jovens em toda a Europa, hoje somos a quinta sociedade mais envelhecida”.

Aires Pereira continuou transmitindo que “o envelhecimento da população é um fenómeno que veio para ficar” e estamos perante “uma realidade social conflituante: jovens com um futuro incerto; idosos com um presente perturbado”.

E perante a incerteza do futuro para os jovens, o Presidente considera que “muito contribui um ensino superior que, com o propósito, muito louvável, de ajudar à formação dos nossos jovens, lhes ofereceu uma infinidade de cursos absolutamente desajustados da realidade da nossa economia. Está aí, nesse divórcio entre oferta e procura, a principal causa do elevado desemprego jovem, sobretudo entre os jovens licenciados”.

Para Aires Pereira, “a única resposta eficaz aos problemas com que hoje se debate a juventude – ou melhor, e como já vimos, toda a sociedade portuguesa – dá pelo nome de “crescimento económico”. Porque só ele cria emprego – e sobretudo emprego estável e bem remunerado”.

Nesta linha de pensamento, o autarca assegurou “uma certeza eu tenho: o crescimento económico só será possível, e seguro, com mão-de-obra qualificada. O país está longe de ter licenciados a mais. Outra certeza eu tenho: isto só lá vai com uma estratégia concertada e de âmbito europeu”.

E perante uma plateia de, maioritariamente, jovens e pais, Aires Pereira transmitiu que “a interdependência das gerações será, cada vez mais, uma marca do futuro: salvamo-nos ou condenamo-nos em conjunto. Por isso, esta minha viagem pelo futuro dos jovens foi, em boa verdade, uma visita ao futuro dos não jovens”.

Por fim, deixou uma mensagem de esperança: “A humanidade já esteve, muitas vezes, à beira do precipício – e sempre se salvou. Nada será como dantes, mas o futuro não será tão sombrio como alguns o pintam. E para os jovens que, hoje, e aqui, distinguimos esse futuro só pode ser brilhante”.

Os alunos distinguidos (os três melhores do 12º em 2013/14) foram: Ana Luísa Cadilhe (18,8), Joana Coelho Gonçalves (18,6), Susana Filipa Pato Claro (18,6) e Daniela Morim Gomes (18,3) da Escola Secundária Rocha Peixoto; Maria Inês Agonia Ferreira (19,4), Tiago Manuel Furtado (19,3), Diogo Martins da Costa (19,1) da Escola Secundária Eça de Queirós; Guillaume de Melo Cardoso (18,7) e José Filipe Craveiro (18,3) do Colégio de Amorim.

Miguel Sousa Neves, Presidente do Lions Clube da Póvoa de Varzim, esclareceu que “o Lions é o movimento, a nível mundial, com maior de serviço de apoio social. Portanto, a maior parte do tempo, o que fazemos é angariar apoios e apoiar quem mais necessita e os que têm mais problemas”.

No entanto, continuou “sabemos que não há nenhuma sociedade que possa progredir sem estimular aqueles que são os melhores, que se esforçam mais e são mais capazes, os empreendedores e os que têm mais iniciativa.

Portanto, ao mesmo tempo que apoiamos quem mais precisa de modo a criar uma rede de sustentabilidade na comunidade, também damos oportunidade àqueles que são melhores de agradecer o facto de serem os melhores, promovê-los e incentivá-los porque uma sociedade só cresce se os melhores estiverem lá”.

Para os mais jovens, deixou uma mensagem “só vencemos lutando muito, trabalhando muito e dando o nosso melhor. Não é preciso ser o mais inteligente, com esforço, trabalho e dedicação tudo se consegue”.

Veja algumas imagens desta sessão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *