Seia, Sociedade

Festividades de Natal em Seia

 

casa_pai_natalExposições de presépios, iluminação e decorações de Natal, mercados e animação de rua, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal enriquecem a quadra natalícia em Seia.

 

A 6 de dezembro, Seia dá as boas vindas ao Natal, com o acender das luzes de Natal e a inauguração de exposições de presépios nas infraestruturas municipais.

A iluminação natalícia nas principais artérias da cidade é retomada este ano pela Câmara, uma forma de assinalar a época festiva e dinamizar o comércio tradicional. Assim, a Av. Luís Vaz de Camões, Av. 1º de Maio, Praça da República e Largo da Câmara, este último com recurso a iluminação concebida pelos colaboradores da autarquia, iluminam a cidade até ao dia 6 de janeiro. A Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) vai decorar as rotundas das principais entradas da cidade, nomeadamente junto à Repsol, Pingo Doce e Urbanização dos Martinhos, e a Escola Evaristo Nogueira, Escola Profissional da Serra da Estrela, Escola Superior de Turismo e Hotelaria, Escola Guilherme Correia de Carvalho e o Agrupamento de Escolas de Seia vão enfeitar árvores de Natal, no jardim junto à estátua do Bombeiro.

 

O comércio local também se associa às comemorações natalícias, expondo um pinheiro de Natal nas lojas, um desafio abraçado por cerca de 250 comerciantes. Os pinheiros provêm do desbaste efetuado na zona da Portela D’Arão, freguesia de Loriga, no âmbito do serviço público da equipa de sapadores florestais da Câmara de Seia, com o objetivo de criar um troço da rede primária – faixa de gestão de combustível, naquele local.

 

A par destas ações, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

No período assinalado, a autarquia promove, igualmente, uma exposição de presépios composta por obras de artesãos de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo, uma mostra que estará patente nas infraestruturas municipais, durante o horário de funcionamento de cada serviço. Na Biblioteca Municipal vai estar representado a Europa, na Casa Municipal da Cultura Portugal, no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela a América do Sul, no Museu do Brinquedo a Ásia, no Museu Natural da Eletricidade a América do Norte, no Posto de Turismo a África e na Ludoteca a Oceânia.

 

Direcionada a crianças, decorre na Ludoteca, no dia 13 de dezembro uma oficina de culinária “Delícias de Natal”, e no Museu do Brinquedo, nos dias 13 e 14 de dezembro, as oficinas “Enfeites de Natal”.

 

No dia 6 de dezembro, o Novo Mercado de Seia (antigas instalações dos Bombeiros Voluntários de Seia) é palco, das 10:00h às 16:00h, do Festival 6 Continentes – O maior evento cultural de toda a Lusofonia.

 

No fim de semana que antecipa o Natal, a 20 e 21 de dezembro, o Pai Natal chega a Seia. À semelhança do ano passado, a autarquia vai organizar, este ano na Praça da República, um conjunto de atividades direcionadas aos mais pequenos, tendo como figura central o Pai Natal. Visitar a Casa do Pai Natal, fotografias e passeios com o Pai Natal são algumas das experiências propostas um fim de semana repleto de magia. Do programa constam, ainda, criação de enfeites com duendes, construção de Origamis de Natal, um Passeio Zumba Natal, contos na Biblioteca Municipal, cânticos de Natal e animação de rua, com a participação do Agrupamento de Escuteiros de Seia, Conservatório de Música de Seia, Grupo de Cantares e Cavaquinhos da ACASES, Grupo Cantus Firmus e do Grupo Gerações de Carragozela. No domingo, o Orfeão de Seia será protagonista de um Concerto de Natal, no Auditório da Casa Municipal da Cultura.

 

Complementarmente, a Praça da República acolhe, nesse sábado e domingo, mercados de rua, das 11:00h às 19:00h, uma oportunidade para os adultos realizarem compras de Natal.

 

Imbuídos do espirito natalício, o Canil Municipal promove, também neste local, uma Campanha de adoção de animais “O melhor presente de Natal… um amigo para a vida”, estando ainda prevista uma distribuição de couves para a Ceia de Natal, uma ação protagonizada pela AESE.

 

Por tudo isto, muitos são os motivos para visitar Seia na época natalícia que se aproxima, seja em lazer ou para efetuar compras de Natal.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *