Póvoa de Lanhoso, Sociedade, Turismo

“Póvoa de Lanhoso – A Estrela do Natal”

Apresentacao Estrela do Natal 2A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou a estratégia “Póvoa de Lanhoso – A Estrela do Natal”, que engloba as iniciativas “Garfe, Aldeia dos Presépios” e “Aldeia Natal”.

Trata-se da terceira edição desta parceria, que envolve Câmara Municipal, Fábrica da Igreja de Garfe, Junta de Freguesia de Garfe, DiverLanhoso e ainda a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso.

O objetivo é promover, de uma forma global, a oferta turística que o concelho tem para oferecer na época festiva que se aproxima. Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, este esforço conjunto dos parceiros é fundamental para “dar força e projeção” a estas dinâmicas, de modo a que se afirmem, cada vez mais, como um “cartaz turístico da Póvoa de Lanhoso” na época de Natal. “Já o é, mas é preciso continuar a haver inovação e criatividade”, considerou ainda o autarca Povoense, assegurando que o Município tudo fará para que estas propostas continuem a evoluir e a melhorar de ano para ano.

Complementando estas iniciativas, a própria Vila também estará iluminada, pois, como referiu o autarca Povoense, “é a porta de entrada” para quem visita os Presépios de Garfe e a “Aldeia Natal” da DiverLanhoso. “Garfe, pelo 13º ano, e a ‘Aldeia Natal’, pelo 3º ano, começam a ser uma marca na Póvoa de Lanhoso e a sede de concelho não pode passar ao lado e a Vila vai ficar bonita”, garantiu Manuel Baptista. Esta iluminação de Natal é ligada já nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, envolvendo um investimento de sete mil euros. Trata-se ainda de um incentivo às compras no comércio local.

De resto, o Vereador para a Cultura, Armando Fernandes, também sublinhou a atenção prestada à economia local. “Nesta altura, também procuramos desenvolver algumas iniciativas, que visam a dinamização do comércio local. Isso é muito importante para nós”, referiu. Revelando que a relação de parceria que torna possível a “Estrela do Natal” se tem estreitado a cada ano, sintetizou: “Somos parceiros, promovemos em conjunto não só as atividades que cada uma das entidades promove, mas o nosso objetivo é promover este todo global que é o nosso concelho, que é a Póvoa de Lanhoso”.

De lembrar que, este ano, a Câmara Municipal vai levar cerca de 200 alunos do quarto ano de escolaridade à “Aldeia Natal” depois de, no ano passado, ter levado crianças do pré-escolar a “Garfe, Aldeia dos Presépios”, numa lógica de rotatividade.

Ainda no âmbito da temática natalícia, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso lançou o repto a escolas e IPSS’s para apresentarem os seus presépios, dando origem a uma exposição, que permanecerá a partir do dia 12 de dezembro e até ao final do ano no Theatro Club.

 

“Garfe, Aldeia dos Presépios” – de 14 de dezembro a 4 de janeiro

A 13ª edição conta com 15 presépios dispostos pelos distintos lugares da freguesia, mas existe também um programa de animação cultural associado a este evento. “O principal são os presépios. Temos a certeza de que vão ser tão bons ou melhores do que os dos anos anteriores. Toda a gente está motivada e está a trabalhar bem”, referiu o Padre Luís Fernandes. Como habitualmente, será celebrada uma missa junto de cada um dos exemplares. “Está tudo preparado, se o tempo ajudar, para que esta edição seja, sem dúvida, a melhor de todas”, referiu ainda, revelando que ficou decidido que cada edição passasse a ter um “padrinho”, sendo que, este ano, será Manuel Santa Cruz Domingues Basto Oliveira.

Outra das novidades é a exposição de uma coleção privada do próprio Padre Luís Fernandes, com mais de 500 presépios. Esta mostra ficará patente no Salão Paroquial, de 14 de dezembro até 4 de janeiro. No capítulo da animação cultural, destaque para a apresentação da encenação teatral “Uma prenda de Natal”, coordenada pelo Theatro Club com a participação da comunidade de Garfe, no dia 14 de dezembro, pelas 16h00. Referência ainda para as noites culturais: no dia 20, é a Noite de Talentos, no dia 27 é a Noite de Fados e a 3 de janeiro é o Encontro Musical da Aldeia dos Presépios, propostas na Igreja Paroquial com início pelas 21h00. Aos domingos, haverá ainda uma Feirinha de Natal, nas imediações da igreja. Como vem sendo habitual, a Câmara Municipal promove ainda o Passeio Pedestre da Aldeia dos Presépios, no dia 14 (ponto de encontro na Vila Povoense, pelas 14h00).

O Presidente da Junta, Paulo Ferreira, destacou que se trata de uma iniciativa que “une a comunidade”, ou seja, “as várias pessoas e os vários lugares que se agrupam e que se juntam para a construção destes presépios acabam por conviver entre si e isso é muito importante”. O autarca local sublinhou ainda a projeção que o evento confere à freguesia, com a visita de milhares de pessoas. “Isto traduz-se em três semanas de intensa atividade na freguesia de Garfe e de convívio entre a própria população”, finalizou.

 

“Aldeia Natal” – 5 a 28 de dezembro

Na sua terceira edição, a “Aldeia Natal”, na DiverLanhoso, vai decorrer às quintas, sextas, sábados e domingos e no dia 16 de dezembro, último dia de aulas do período letivo.

De acordo com o Diretor da DiverLanhoso, Paulo Barbosa, este ano, há algumas inovações e melhorias. “Tenho a certeza de que os conteúdos das casas temáticas deste ano são melhores, mais completos, mais profissionais do que o que foram nas outras duas edições, daí também a maturidade do evento. Agora é esperar pelas crianças e por quem nos quiser visitar e fazer com que seja um dia inesquecível para quem nos visita e que fique na memória de todos como um dia bem passado e que, para o ano, queiram voltar”, afirmou.

Assim, os visitantes poderão encontrar a Casa do Brinquedo, a Casa do Chocolate, a Casa do Pai Natal, o Mini-cinema, a Mini-discoteca, a Casa da Reciclagem e a Casa de Flocos de Neve. Uma das principais novidades é a presença de um circo durante todo o evento, período durante o qual, quem preferir pode ainda optar por algumas das atividades regulares do Parque Aventura, como o slide, a mina labirinto, a escalada, o circuito de pontes e os trampolins.

Quanto ao valor dos ingressos, o bilhete para a “Aldeia Natal” é de 6 euros, para a “Aldeia Natal” e circo é de 8 euros e só para o circo é de 4 euros. “Mais uma vez, contamos com o apoio de alguns parceiros, como patrocinadores e apoios”, salientou ainda Paulo Barbosa, que se mostrou satisfeito com a adesão até ao momento. “Felizmente, as marcações estão a correr bem, já temos bastantes reservas e esperamos nesta edição ultrapassar a barreira dos 10 mil visitantes. É esse o nosso objetivo”.

Já a Diretora do evento, Cristiana Duarte, sublinhou, sobretudo, que se pretende fazer da Aldeia Natal um “evento da região” e destacou a aposta não só na vertente da animação, mas também na vertente pedagógica das casas temáticas. De referir, por fim, que nos dias 20 e 28 de dezembro, haverá cobertura televisiva deste evento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *