Educação, Lamego, Sociedade

Alunos da Latino Coelho protagonizam campanha europeia contra o racismo – Lamego

Es_um_TrollII2014As problemáticas ligadas ao desenvolvimento psicossocial na adolescência, os comportamentos sociais online e a liberdade de expressão em contraposição ao incitamento ao ódio foram o foco da abordagem da iniciativa “ÉS um TROLL?” realizada junto dos jovens  do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude.

A ação teve como principais objetivos sensibilizá-los para uma realidade que tem crescido em paralelo com a utilização dos social media, combatendo o racismo e a discriminação na sua expressão online, como discurso de ódio, e proporcionando as competências necessárias para reconhecer e agir contra este tipo de violação dos Direitos Humanos. No final, os alunos foram protagonistas de uma sessão fotográfica que fará parte de uma campanha europeia e cujos resultados vão ser em breve partilhados na plataforma nohatespeechmovement.org e expostos na galeria ‘Metaphora’ do Agrupamento de Escolas Latino Coelho.

A Câmara Municipal de Lamego, no âmbito de atuação do Espaço Internet – Lamego Digit@l e do Centro Europe Direct, associou-se desta forma ao Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos online. Esta campanha do setor da Juventude do Conselho da Europa, será prolongada até 2015 e é feita pelos jovens e com os jovens, online e offline.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *