Montijo, Sociedade

Montijo é “Autarquia + Familiarmente Responsável”

Prémio + Familiarmente ResponsávelA Câmara Municipal do Montijo recebeu a “Bandeira Verde com Palma” de Autarquia + Familiarmente Responsável. O prémio foi entregue ao presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e à vereadora Maria Clara Silva numa cerimónia que decorreu no dia 19 de novembro, no Auditório da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra.

Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara Municipal do Montijo foi reconhecida como Autarquia Familiarmente Responsável pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, um prémio que distingue as câmaras que promovem políticas de apoio às famílias e aos seus funcionários, destacando-se pelas boas práticas adotadas no sentido de criar um futuro sustentável para o seu município.

A Câmara Municipal do Montijo integrou o lote das 39 autarquias premiadas em 2014, sendo a única da região da Península de Setúbal a ser distinguida como Autarquia + Familiarmente Responsável. A Bandeira Verde com Palma reconhece as câmaras premiadas há três ou mais anos consecutivos.

Uma das medidas tomadas pela autarquia montijense que lhe deu acesso ao prémio foi a tarifa familiar de água, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar e não penaliza, assim, as famílias mais alargadas.

 

Para a Câmara Municipal do Montijo esta distinção, para além de ser um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos em diversas áreas de atuação, é sobretudo um incentivo para a prossecução e implementação de mais e melhores políticas de apoio à família no concelho do Montijo.

 

Este ano, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis analisou 102 candidaturas de autarquias de todo o território nacional que consubstanciam a resposta a um inquérito que analisou dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.

 

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em Maio de 2008, e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *