Mação, Sociedade

Jogo didáctico pedagógico sobre o Tejo foi apresentad​o em Mação

jogotejo032Foi apresentado no dia 19 de Novembro, na Escola EB 2, 3/S de Mação o Jogo Tejo Vivo. O Jogo, que estará agora disponível em todas as salas das escolas do Concelho tem como objectivo promover o conhecimento das crianças sobre um dos elementos estruturantes da identidade e especificidade do seu território: o Rio Tejo.

Trata-se de um jogo de tabuleiro onde os jogadores são levados a responder a várias perguntas relacionadas com o rio Tejo, sendo que as respostas certas lhes permitem avançar no jogo. Este prevê ainda actividades práticas que poderão, de forma complementar, ser realizadas pelas comunidades educativas e que visam promover o conhecimento dos troços do rio em cada região por parte dos seus habitantes.

O Jogo Tejo Vivo é um dos projectos desenvolvidos pelo “Tejo Vivo”, um projecto transnacional que é constituído por 18 entidades portuguesas e espanholas, que têm em comum o rio Tejo, e que pretendem contribuir para o aumento da competitividade e para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos seus territórios. Na nossa zona integram este projecto a Pinhal Maior e a Tagus.

Na sessão de apresentação José Almeida, Director do Agrupamento de Escolas de Mação, referiu que “trazer o Tejo á Escola sob a forma de um jogo pedagógico é de extrema importância. Ser palco desta apresentação é um desafio pois não se trata de um jogo qualquer, é um jogo de enorme conhecimento e aprendizagem sobre o Rio Tejo. ”

Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, afirmou a importância do Tejo no Concelho pois “representa uma enorme riqueza para Mação e os 14 Km’s que atravessam o nosso espaço talvez não estejam a ser plenamente aproveitados por todos nós. Mação deve voltar-se mais para o rio Tejo e este Jogo pode dar esse passo pelo conhecimento que vai proporcionar aos nossos jovens.” Vasco Estrela referiu ainda que “faz todo o sentido uma articulação entre os concelhos vizinhos na promoção e dinamização do Tejo. Neste sentido está a ser coordenado, entre Mação e Abrantes, o desenvolvimento de um percurso pedestre conjunto na margem do Tejo”.

Augusto Nogueira, da Pinhal Maior e Pedro Saraiva, da Tagus, apresentaram o Projecto e o Jogo Tejo Vivo. Seguiu-se uma demonstração prática do jogo com alunos do 5.º e do 6.º ano, na Biblioteca da Escola.

A Cerimónia terminou com uma demonstração gastronómica de Mação e da Região com pratos elaborados pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Restauração. Além dos doces e pratos da região, como as Fofas de Mação, os Figuinhos de Torres Novas, as Fatias de Tomar, a Palha de Abrantes ou a Tigelada da Beira, tiveram destaque os sabores do rio com as Pataniscas de enguia, Enguias fritas, Barbo de escabeche, Achigã com presunto e açorda de ovas e muito mais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *