Cultura, Santa Maria da Feira

Diferentes olhares sobre o Presépio em Santa Maria da Feira

Presépio_The Portuguese CockO Museu Convento dos Lóios, em Santa Maria da Feira, tem patente uma exposição temporária de presépios de colecionadores e criadores, que apresenta diferentes abordagens na representação do nascimento de Jesus, cruzando sagrado e profano, tradição e irreverência, e onde não faltam os super-heróis da banda-desenhada.

Parte dos presépios em exposição são peças de autor, criadas por sete artesãos e barristas – Andreia T. Oliveira, Carla Mota, Conceição Fernandes, Francisco Cangueiro, Museu do Papel Terras de Santa Maria, Pedro Riobom e Rosa Pinho – que se associaram a esta iniciativa com representações que fundem o sagrado e o profano, resultando em criações manuais singulares.

Cinco designers também responderam ao repto lançado pelo Museu Convento dos Lóios e apresentam nesta exposição novas abordagens, materiais e conceitos, que deram origem a produções artísticas únicas. São eles: ivomaia [designers], Miguel Teixeira Design, myde studio Vânia Costa, Paula Guedes e The Portuguese Cock, cuja representação do nascimento de Jesus é inspirada em super-heróis da banda-desenhada como Batman, Robin, Catwomen, Homem Aranha, Capitão América e Thor.

Dos 92 presépios expostos, 50 são propriedade de quatro coleccionadores do concelho de Santa Maria da Feira – Horácio Sá, Maria Amália e Luís José Marques, Maria Conceição Alves Pinho e Maria da Conceição Machado Alvim Ferraz – que cederam obras que misturam o sagrado e o profano, da autoria de consagrados artesãos de todo o país, como Mestre Elias, Delfim Manuel, Olga Marques, Júlia Ramalho, Baraça, Irmãos Ginja e Conceição Sapateiro.

Promovida pelo Museu Convento dos Lóios, a exposição “Presépios: criações e coleções” vai estar patente até 9 de janeiro e tem entrada livre.

Horário: 09h30 » 17h00 (terça a sexta-feira) | 14h30 » 17h30 (sábados e domingos)

Contactos: tel. 256 331 070 | e-mail: museuconventodosloios@cm-feira.pt

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *