Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa de Varzim celebra 500 anos do Foral Manuelino

Póvoa celebra 500 anos do Foral ManuelinoNo dia 21 de novembro, sexta-feira, a Póvoa de Varzim assinala os 500 anos do Foral Manuelino.

O programa comemorativo conta com várias conferências e um workshop ao longo do dia, culminando com um jantar. Para além disso, haverá uma sessão filatélica e exposição temática.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho irá acolher o Congresso que ao longo do dia contará com intervenções dos diferentes palestrantes convidados. A cerimónia oficial de abertura terá lugar às 10h30, seguindo-se, às 11h00, a conferência de abertura “O que significa ter um Foral? A construção de uma comunidade concelhia”, por Paula Pinto Costa. Às 11h30, a conferência de José Augusto Sottomayor-Pizarro sobre “Varzim e a sua inserção no Julgado de Faria (século XIII) e, às 12h00, “Expressões de arte manuelina: o caso da Póvoa”, por Lúcia Rosas. Às 14h30, “O Foral Novo da Póvoa”, por José Marques; às 15h00, “Como se fazia um Foral: perspetiva codicológica e diplomática do Foral Novo da Póvoa”, por Maria Cristina Cunha. Às 16h00, a conferência “O foral manuelino. Representações de dinâmicas marítimas”, por Amélia Polónia.

No Arquivo, haverá uma sessão simultânea, às 15h00: um workshop para estudantes do 12º ano de escolaridade intitulado “Um foral no seu contexto: o impacto na comunidade local da chegada do Foral da Póvoa”, por Maria João Oliveira e Silva.

Às 17h00, o Arquivo irá receber uma Sessão Filatélica de aposição do carimbo comemorativo, selo personalizado e postal ilustrado dos 500 anos do foral manuelino.

A partir das 18h00, o Museu Municipal estará preparado para receber os participantes no “Jantar com D. Manuel I”, que deverão vestir os trajes à época.

Durante todo o dia e até ao final da Ceia no Museu, o Arquivo Municipal estará de portas abertas e terá patente uma exposição temática dos 500 Anos do Foral Manuelino.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *