Cultura, Educação, Mangualde

Mais de meio milhar de alunos assistiram ao ciclo de cinema de animação deste ano em Mangualde

ciclo de cinema de animaçãoDe 27 de outubro a 14 de novembro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, de Mangualde, acolheu mais uma edição da Ciclo de Cinema «Aprender em Festa» – Cinema para as Escolas. O ciclo, que acontece anualmente no âmbito do Dia Mundial da Animação (28 de outubro), encerrou no dia 14 de novembro com a estreia de um filme musicado ao vivo. A iniciativa resulta da parceria da Câmara Municipal de Mangualde e do Cine Clube de Viseu.

Dirigida a toda a comunidade educativa – alunos, professores, educadores e outros agentes educativos, este projeto liga Mangualde a centenas de cidades em todo o mundo que dedicam o mês de outubro à animação, esta iniciativa contou com a participação de mais de meio milhar de alunos.

Para o 1º ciclo do ensino básico, foram escolhidas as curtas de cinema de animação que, como habitualmente reúnem as escolhas da Casa da Animação, do Porto, com muitas histórias animadas cheias de lirismo e fantasia. Os filmes escolhidos têm em atenção as exigências percetivas dos mais novos, intensificando a experiência de ver cinema e contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e o desenvolvimento de várias competências criativas. Assim, as curtas UM CASO BICUDO (Verena Fels), FLOCO DE NEVE (Natalia Chernyssheva), À FRANCESA (vários), LUA (Carl Schroeter), QUEBRA FEITIÇOS (Diana Van Houten, Janis Joy), GARRAFA (Kirsten Lepore), UM OVO LUMINOSO (Michael Haas), O OURIÇO NA CIDADE (Evalds Lacis) e THE SMORTLYBACKS (Ted Sieger e Wooter Dierickx) foram as apresentadas aos 259 alunos do 1º, 2º e 4º ano do ensino básico que visitaram esta iniciativa.

Os alunos do 2º ciclo do ensino básico tiveram a oportunidade de assistir ao filme O SUPERFORMIGA, de Ask Hasselbalch. O filme conta a história de Pelle, um rapaz tímido de 12 anos que é acidentalmente picado por uma formiga e desenvolve super-poderes inimagináveis. Com a ajuda do seu amigo Wilhelm, nerd da BD, Pelle cria uma identidade secreta – O Super-Formiga, e torna-se combatente do crime local. Quando um super-vilão, o Pulga, entra em cena, o Super-Formiga tem de estar à altura do desafio! Estiveram presentes 152 alunos do 6º ano do 2º Ciclo.

No dia 14 de Novembro a Biblioteca acolheu os alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário, para a estreia do Filme-Concerto NUMBER, PLEASE? e VIAGEM À LUA. O Cine Clube de Viseu numa parceria com o Teatro Viriato integra neste ciclo de cinema os filmes, ‘Number, Please?’ que nos leva ao admirável Harold Lloyd, um dos expoentes da época de ouro do cinema burlesco americano, junto a Chaplin ea Buster Keaton. Já ‘Viagem à Lua’ é a mais conhecida das centenas de produções de Georges Méliès, um dos grandes génios da história do cinema, que explorou de forma exaustiva a capacidade, até então desconhecida, do contar histórias e criar ilusões no cinema. Rodado em 1902, teve como base de inspiração dois romances populares do seu tempo: Da terra à lua, de Júlio Verne, e Os primeiros homens na lua, de H. G. Wells. A composição sonora original desta sessão foi da autoria de José Carlos Sousa, que esteva acompanhado ao vivo pelo acordeonista Nuno Silva. Nesta sessão, o auditório contou com a presença de 136 alunos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *