Sociedade, Tomar

Tomar acolhe com entusiasmo a Semana da Refloresta​ção Nacional

unnamedO Município de Tomar vai mais uma vez participar na Semana da Reflorestação Nacional. Organizada pelo Movimento Plantar Portugal, esta iniciativa tem como objectivo plantar um milhão de árvores até 2025, mas com uma preocupação muito especial na sustentabilidade e na promoção da floresta autóctone.

No concelho de Tomar haverá quatro acções, todas elas envolvendo crianças das escolas.
Hoje, dia 17 de Novembro, pelas 10 horas, as crianças das escolas da freguesia de Olalhas vão plantar árvores no Alqueidão. Às 14 horas, será a vez das crianças das escolas da freguesia de Madalena fazerem o mesmo em Porto Mendo.

Por seu lado, as crianças da freguesia de Sabacheira irão fazer uma plantação em Chão de Maçãs na terça-feira, dia 18, às 14 horas.
Por fim, e num acto que ficará mais marcado pelo seu simbolismo, uma turma do 5º ano da EB 2, 3 Santa Iria, de Tomar, irá plantar um sobreiro, a árvore nacional de Portugal, na terça-feira, dia 25, pelas 9 horas da manhã.

Todas estas iniciativas contam com o apoio do Município de Tomar e das respectivas juntas de freguesia, e, para além de um contributo para o desígnio nacional da reflorestação, contêm uma vertente pedagógica, ao atribuírem às crianças um papel de guardiãs da floresta que elas levarão, com certeza, muito a sério.

As árvores que o  Município de Tomar forneceu para as plantações, são todas de espécies autóctones mediterrânicas, num total de mais de um milhar de pinheiros mansos.  O objectivo do Município, através de uma política activa de promoção da sustentabilidade ambiental, é o de reduzir a exposição florestal a espécies, ditas de crescimento rápido, como são por exemplo o eucalipto e o pinheiro bravo, favorecendo a plantação de espécies típicas das regiões mediterrânicas, como sejam o sobreiro e o pinheiro manso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *