Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso promove IV Semana Municipal para a Igualdade

cartazsemanaigualdadeA Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove de 19 a 25 de novembro a IV Semana Municipal para a Igualdade. Um seminário, uma tertúlia, palestras, exposições e outras propostas constituem o programa desta iniciativa.

 

“A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está atenta à problemática da igualdade de género e, em 2010, implementámos uma resposta inovadora, o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, que tem realizado inúmeras sessões de sensibilização para a temática e esta Semana é mais uma oportunidade para a partilha de ideias. Mas o nosso trabalho não se esgota aí e a prova disso é que fomos considerados outra vez e pelo quinto ano consecutivo uma das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis do país”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.

 

Assim, no dia 19, Dia Internacional do homem, pelas 10h30, abre, na Galeria do Theatro Club, a exposição “Maria da Fonte” e a mostra de trabalhos realizados pelos/as utentes da ASSIS, da Casa de Trabalho de Fontarcada e da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. Esta exposição destina-se ao público em geral e escolar.

 

No dia 20, Dia dos Direitos Internacionais das Crianças, o Theatro Club recebe o seminário “A medicina de género: o género, a saúde e os impactos da violência doméstica e de género na saúde”, a partir das 9h30, um evento que se dirige para o público em geral.

 

Dia 21, o auditório da Casa da Botica recebe a tertúlia “Séc. XX e XXI: a igualdade e a violência na família. Que diferenças? Respeito e dignidade pelas pessoas idosas”, a partir das 10h00. Será palestrante a responsável pelo Serviço para a Promoção da Igualdade de Género da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Carla Melo.

 

No dia 24, a Galeria do Theatro Club é palco da palestra “A Maria da Fonte e a Igualdade de Género”, pelas 15h30, em que será palestrante o historiador povoense Paulo Freitas da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

 

No dia 25, Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, realiza-se uma sensibilização para a problemática da violência de género com entrega de laços brancos e flyers, nos Paços do Concelho e no Centro da Vila, a partir das 9h00. São destinatários os/as colaboradores/as da Autarquia e o público em geral.

 

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove anualmente a Semana Municipal para a Igualdade, que procura promover momentos de reflexão sobre as questões associadas à Cidadania e aos Direitos Humanos, em geral; e aos Direitos do homem, aos Direitos das Crianças, à Igualdade, ao combate à Violência, de entre outros aspetos, em particular.

 

Esta iniciativa insere-se nas ações de informação e sensibilização promovidas através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso disponibiliza à população desde 2010.

 

Seminários, exposições, palestras e outras formas de sensibilização e de informação da população em geral e da população escolar têm marcado a realização da Semana Municipal para a Igualdade da Póvoa de Lanhoso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *