Cultura, Mangualde

1ª Grande Guerra e armistício em palestra na Biblioteca Municipal deMangualde

palestra sobre a grande guerra e o armistício (1)De forma a assinalar a data de assinatura do armistício de paz que pôs termo à 1ª Grande Guerra, cerca de meia centena de pessoas assistiram no passado dia 11 de novembro, pelas 21h00, no átrio da Biblioteca Municipal, a uma palestra sobre a grande guerra e o armistício, tendo como orador o Tenente-Coronel José Tomás. A iniciativa, inserida no âmbito da exposição “Mangualde na 1ª Grande Guerra”, tem a curadoria de António Tavares, numa organização da Câmara Municipal de Mangualde, através do Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura, da Biblioteca Municipal, do Arquivo Municipal, e conta com o apoio de Gabriel Alves, Victor Cardoso e do Regimento de Infantaria 14 de Viseu que cedeu materiais e peças para a exposição. O vereador da cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes, esteve presente e encerrou a palestra.

 

Durante cerca de uma hora, José Tomás apontou as causas políticas, económicas e sociais que estiveram na génese do conflito em que Portugal entrou. Quer o envio de tropas para Angola e Moçambique, a partir de 1914, quer a incorporação do Corpo Expedicionário Português nos campos de batalha da Flandres, em 1917, foram relatados por aquele conferencista como se de uma viagem histórica se tratasse. Desta forma, ficou a conhecer-se a participação de figuras, hoje históricas, de soldados viseenses e mangualdenses tratados pelo nome próprio de cada um.

 

EXPOSIÇÃO “MANGUALDE NA 1ª GRANDE GUERRA”

Uma homenagem aos soldados mangualdenses

O átrio da Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves acolhe até 20 de novembro a exposição “Mangualde na 1ª Grande Guerra”. O evento assinala o centenário do conflito mundial, que envolveu Portugal, e homenageia os soldados mangualdenses que partiram para a guerra. Trata-se de uma exposição documental composta por recenseamentos militares e cadernetas militares dos soldados mangualdenses da Grande Guerra, fotografias dos soldados mangualdenses, entre outros documentos alusivos à guerra, bem como de materiais e peças bélicas da 1ª guerra.

 

A exposição, de entrada livre, pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal (segunda-feira das 14h00 às 18h30, terça a sexta-feira das 09h30 às 18h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *